TÓQUIO – A Toyota visa obter metade de suas vendas globais de veículos elétricos em 2025 — cinco anos antes do previsto — e vai usar fabricantes chineses de baterias para atender à demanda.
A mudança ilustra o crescimento vertiginoso no mercado de carros elétricos, que está transformando a indústria automotiva. É também um reconhecimento por parte da fabricante japonesa, que pode não ser capaz de atender à demanda por baterias por conta própria.
A Toyota, agora, enfrenta uma demanda acima da esperada por carros que usam baterias, em vez de gasolina, disse o vice-presidente executivo, Shigeki Terashi, em entrevista coletiva nesta sexta-feira (7).
Quanto ao uso das baterias chinesas, o executivo explicou que as regras cada vez mais rigorosas quanto a emissões de poluentes exigem mais baterias de íons de lítio nos próximos cinco anos do que a montadora pretende produzir.
“Nós nos consideramos como fabricantes de baterias de veículos elétricos, desde quando desenvolvemos a bateria para o Prius”, disse o executivo, referindo-se ao primeiro veículo híbrido da marca.
“Mas pode haver uma lacuna entre a quantidade de baterias que podemos produzir e a quantidade de baterias que podemos precisar.”
A Toyota, que já fabrica baterias para híbridos, disse que fará parceria com as chinesas Amperex Technology e BYD para aquisição das demais.