Vai rolar a bola para o Campeonato Brasileiro 2019! E além da briga das equipes pelo título, individualmente teremos mais uma vez uma disputa acirrada pela artilharia da competição. Dos jogadores confirmados nos clubes da Série A até agora, sete já foram goleadores do Brasileirão: Diego Tardelli, do Grêmio, Fred – três vezes -, do Cruzeiro, Éderson, do Fortaleza, Ricardo Oliveira, do Atlético Mineiro, Diego Souza, do Botafogo, William Pottker, do Internacional, e, no último ano, Gabigol, do Flamengo.
Outros nomes, porém, aparecem entre os dez maiores artilheiros em atividade na competição. O Números da Bola foi atrás desses dados. Confira a lista:
1º – FRED – CRUZEIRO
Maior goleador da história dos pontos corridos, Fred vai em busca de sua quarta artilharia na competição nacional. O centroavante já terminou no topo da disputa duas vezes vestindo a camisa do Fluminense, em 2012 e em 2014, e uma pelo Atlético Mineiro, em 2016. Agora, tenta a primeira conquista com o Cruzeiro.
FRED NO BRASILEIRO
Jogos: 259
Gols: 142
2º – DIEGO SOUZA – BOTAFOGO
Em sua 17ª disputa de Campeonato Brasileiro, Diego Souza irá defender seu 10º clube diferente na competição. Pela primeira vez com a camisa do Botafogo, o meia-atacante espera reviver os bons momentos que já teve no Brasileirão. Em 2016, pelo Sport, o jogador dividiu a artilharia com William Pottker e Fred, marcando 14 gols.
DIEGO SOUZA NO BRASILEIRÃO
Jogos: 384
Gols: 100
3º- RICARDO OLIVEIRA – ATLÉTICO-MG
Outro veterano que deve brigar pela artilharia este ano é Ricardo Oliveira. Principal goleador em 2015, quando ainda atuava pelo Santos, o centroavante, que hoje defende o Atlético Mineiro, está muito próximo de marcar seu centésimo gol no Brasileirão. O que deve ocorrer caso mantenha a boa média.
RICARDO OLIVEIRA NO BRASILEIRÃO
Jogos: 192
Gols: 91
4º – ROGER – CEARÁ
Aos 34 anos de idade, Roger é mais um experiente jogador a entrar na briga pela artilharia. Após passagem apagada pelo Corinthians, o atacante vem tentando reencontrar o bom futebol vestindo a camisa do Ceará.
ROGER NO BRASILEIRÃO
Jogos: 264
Gols: 83
5º – WELLINGTON PAULISTA – FORTALEZA
Outro jogador bastante rodado que figura entre os maiores artilheiros em atividade no Brasileirão é Wellington Paulista. Com passagens por Santos, Botafogo, Cruzeiro, Palmeiras, Internacional, Fluminense e Chapecoense, entre outros, o centroavante atualmente defende o Fortaleza.
WELLINGTON PAULISTA NO BRASILEIRÃO
Jogos: 322
Gols: 81
6º – RAFAEL SÓBIS – INTERNACIONAL
De volta ao Internacional após oito anos, período em que atuou por Fluminense e Cruzeiro, Rafael Sóbis é mais um jogador que já ultrapassou a casa dos 30 anos de idade a figurar no ranking. Mesmo nunca tendo sido artilheiro do Brasileiro – seu melhor ano foi 2005, quando marcou 20 vezes -, o ídolo colorado está no top 10.
RAFAEL SÓBIS NO BRASILEIRÃO
Jogos: 273
Gols: 71
7º – ANDRÉ – GRÊMIO
Jogador mais jovem da lista, com 28 anos de idade, André despontou com a camisa do Santos, em 2010, atuando ao lado de Neymar. O atacante acumula passagens ainda por Atlético Mineiro, Vasco, Sport e Corinthians, antes de chegar ao Grêmio, clube que defende desde o ano passado.
ANDRÉ NO BRASILEIRÃO
Jogos: 211
Gols: 70
8º – CÍCERO – BOTAFOGO
Talvez o jogador com mais características defensivas nesse top 10, tento atuado diversas vezes como volante, Cícero é mais um botafoguense na lista. Ao lado de Diego Souza, o experiente meia de 34 anos é uma das apostas do Glorioso para este Brasileirão.
CÍCERO NO BRASILEIRÃO
Jogos: 281
Gols: 66
9º – DIEGO TARDELLI – GRÊMIO
Outro atacante do Grêmio na lista é Diego Tardelli. De volta ao futebol brasileiro após quatro anos na China, o artilheiro do Brasileirão 2009 – empatado com Adriano Imperador – atuando pelo Atlético Mineiro é mais um goleador com mais de 60 tentos na história da competição.
DIEGO TARDELLI NO BRASILEIRÃO
Jogos: 224
Gols: 65
10º – WILLIAN – PALMEIRAS
Ainda se recuperando de uma lesão no joelho sofrida em dezembro do ano passado, Willian completa a lista dos dez maiores artilheiros do Brasileirão em atividade na Série A. Próximo de seu retorno aos gramados com a camisa do Palmeiras, o atacante foi fundamental no título alviverde de 2018, marcando 10 vezes na competição.
WILLIAN NO BRASILEIRÃO
jogos: 248
Gols: 52