TCU cria Núcleo de Inteligência Artificial

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Com a rápida expansão do uso de Inteligência Artificial (IA) nos mais diversos setores da sociedade e dada a sua importância estratégica para o aumento da eficiência de processos de trabalho, o Tribunal de Contas da União (TCU) anunciou a criação do Núcleo de Inteligência Artificial (NIA). 

De acordo com um comunicado emitido pelo órgão na sexta-feira (5), “o objetivo é orientar e fomentar o uso responsável e ético da tecnologia nas atividades do TCU”.

O NIA integra a Secretaria de Tecnologia da Informação e Evolução Digital (Setid) do Tribunal e “tem como missão desenvolver e implementar soluções de IA que possam contribuir para a melhoria da gestão pública e do atendimento ao cidadão, diante dos novos desafios surgidos com a popularização dessa tecnologia”.

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Um dos benefícios esperados com a ampliação do uso de Inteligência Artificial e aprendizagem de máquina é fazer frente à diminuição da força de trabalho no TCU. Crédito: NicoElNino – Shutterstock

A inteligência artificial é uma tecnologia transformadora, que simula uma inteligência similar à humana, capaz de automatizar processos complexos, detectar padrões em grandes volumes de dados, realizar previsões com alta precisão e até mesmo tomar decisões de forma autônoma. Essas características estão diretamente relacionadas a uma das diretrizes do controle externo do TCU, no eixo Institucional: o uso intensivo de tecnologia. 

Secretaria de Comunicação (Secom) do TCU, em comunicado

Segundo a Secom, “o Tribunal deverá buscar soluções de tecnologia que, quando possível, envolvam inteligência artificial e aprendizado de máquina para otimizar os processos de trabalho e melhorar a capacidade de priorizar e alocar recursos”.

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Ainda de acordo com o comunicado, “o uso da IA pode trazer benefícios para diversas áreas e setores, como saúde, educação, segurança, meio ambiente, entre outros, com significativos ganhos em eficiência, produtividade e qualidade”. 

Nesse sentido, um dos benefícios esperados com a ampliação do uso de IA e aprendizagem de máquina é fazer frente à diminuição da força de trabalho no TCU, “permitindo que a instituição tenha ganhos de qualidade com alta produtividade em áreas de maior demanda de controle externo, como instrução de tomada de contas especial e de atos de pessoal”.

Competências do Núcleo de Inteligência Artificial do TCU

De acordo com a Portaria-Setid nº 2/2023, que instituiu o NIA, entre as competências do setor estão:

  • Atuar na recomendação, pesquisa, avaliação, definição, tomada de decisões e no fornecimento de novas soluções que são ou possam ser providas por Inteligência Artificial;
  • Auxiliar na orientação aos usuários do TCU sobre o uso dos serviços de IA;
  • Promover e apoiar iniciativas de comunicação, disseminação, adoção de boas práticas e lições aprendidas pelas equipes de projetos no uso de soluções relacionadas à IA;
  • Prover, em conjunto com as demais unidades da secretaria, soluções de mineração de dados, aprendizagem de máquina, processamento de linguagem natural, entre outros métodos de análise de dados; 
  • Normatizar os padrões de uso dos serviços de IA.

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