A Starbucks está testando uma nova maneira de os clientes pagarem por seus cafés favoritos no drive-thru: sem usar o telefone ou outras formas. O método funciona sem contato, um tipo de checkout sem scanner que irá aproveitar a geolocalização do usuário via aplicativo para identificá-lo na fila do drive-thru, adiantar o pedido e debitar o pagamento pela plataforma sem a necessidade de aproximação.
O que você precisa saber:
- A nova tecnologia foi descoberta pelo desenvolvedor e pesquisador Steve Moser, que encontrou referências ao pagamento sem digitalização na versão atual do aplicativo móvel da Starbucks;
- O sistema funciona solicitando que o usuário opte pelo recurso. Uma vez ativado, os clientes fariam check-in no aplicativo móvel quando chegassem a uma loja drive-through participante;
- Vale explicar que o app da Starbucks possui o Starbucks card, o qual clientes carregam um determinado valor para realizar pagamentos na loja via aproximação;
- Embora o novo método sem contato não signifique que você possa deixar seu telefone em casa, os clientes terão tempo suficiente para realizar a etapa extra enquanto esperam na fila de carros;
- A dinâmica pode impactar potencialmente os resultados financeiros da Starbucks, já que o drive-thru poderia atender mais clientes em menos tempo.
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De acordo com o TechCrunch, o novo método de checkout sem contato está sendo testado apenas como prova de conceito com funcionários da Starbucks. Por ora, não há uma data definida para o recurso ser lançado aos consumidores, ou mesmo se será realmente liberado.
Atualmente, o sistema drive-thru da Starbucks via app exige que o cliente utilize o seu smartphone para leitura de código de barras na hora do pagamento — sistema que tem gerado problemas técnicos de leitura, já que depende da luz do ambiente e da posição do cliente na janela do pedido. Com o sistema de checkout sem digitalização, o funcionário seria responsável por apenas entregar o pedido.
Importante lembrar que a Starbucks é pioneira no conceito de carteira digital no caixa — antes até do Apple Pay. Seu sistema Mobile Order & Pay, por exemplo, desempenha um papel significativo na geração de receita da empresa.
Mas ela não é, claro, a única que tem investido na tecnologia de pagamento sem digitalização. A Amazon vem desenvolvendo sua própria tecnologia Just Walk Out, que dispensa caixas em supermercados e lojas. Há também o Amazon One, que realiza a leitura da mão para pagamentos — sistema que tem causado polêmica. Saiba tudo aqui!
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