Russos mentem na mídia por conta da guerra com a Ucrânia

7
Anúncio Patrocinado


A guerra na Ucrânia está ocorrendo desde fevereiro de 2022, e apesar das milhares de vidas perdidas, dos refugiados que tentam se abrigar em países vizinhos e do caos que se instalou nos últimos meses nos países vizinhos, a TV russa mostra esta realidade de uma forma diferente.

Criando um tipo de contra narrativa, os russos extraíram clipes de notícias da TV a cabo americana, mídias sociais de direita e autoridades chinesas. Por meio de trocas de e-mails hackeados foi possível perceber a falsa realidade em que o país vive. 

Os propagandistas russos têm se apoiado em alegações de que os embargos ocidentais ao petróleo de seu país eram autodestrutivos, de que laboratórios secretos de armas biológicas dos Estados Unidos estariam escondidos na Ucrânia e de que a China era uma aliada contra o ocidente fragmentado.

Leia mais:

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

No dia a dia dos jornalistas que estão cobrindo o conflito, os temas a serem debatidos são enviados por e-mails. As vezes, vídeos do campo de batalha são mandados ao jornal local – que já foi controlado pela própria KGB, a principal organização de serviços secretos da União Soviética. Assim, o material é recortado e traduzido para compartilhamento apenas das partes consideradas importantes para o governo russo e publicadas de forma distorcida. 

Estes milhares de e-mails são armazenados em um banco de dados da maior empresa da mídia estatal da Rússia, All-Russia State Television and Radio Company, conhecida como VGTRK. Entretanto, a emissora foi hackeada e teve seus documentos vazados recentemente. 

vladimir-putin Russos mentem na mídia por conta da guerra com a Ucrânia
Imagem: Salma Bashir Motiwala – Shutterstock

O New York Times criou uma ferramenta de busca para identificar materiais entre os 750 gigabytes de arquivos acumulados sobre a guerra em seus estágios iniciais, desde janeiro até março de 2022. 

Os e-mails mostram uma espécie de máquina de propaganda que talvez seja o maior sucesso da Rússia durante a guerra. Mesmo enquanto o país enfrenta perdas no campo de batalha, severo isolamento econômico e condenações internacionais, os canais de televisão estatais têm apresentado uma versão da guerra em que a Rússia está vencendo, a Ucrânia está em frangalhos e as alianças ocidentais estão desgastadas.

Outros materiais mostravam uma organização lutando contra o crescente isolamento da Rússia. Os funcionários do VGTRK acompanharam como suas transmissões foram recebidas no exterior e divulgaram sobre como reagir quando seus canais foram bloqueados em países europeus vizinhos.

Desta forma, toda esta falsa propaganda ajuda o atual presidente, Vladimir Putin, a manter o apoio de seu país durante este período. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Russos mentem na mídia por conta da guerra com a Ucrânia apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte do Artigo
Tags:

#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions

Anúncio