Rússia acusa Facebook de violação aos direitos humanos após bloqueio de postagens

10
Anúncio Patrocinado


O governo da Rússia acusou o Facebook de violação aos direitos humanos nesta segunda-feira (8). Os russos alegam que a rede social violou os direitos dos cidadãos ao bloquear postagens publicadas por veículos de comunicação do país.

O regulador de comunicações Roskomnadzor ameaçou aplicar uma multa de 1 milhão de rublos (em torno de R$ 76.800) e exigiu que conteúdos postados pela agência de notícias TASS, o jornal de negócios RBC e o periódico Vzglyad fossem restaurados imediatamente.

De acordo com o Roskomnadzor, o Facebook bloqueou postagens relacionadas à detenção de supostos integrantes de um grupo ucraniano de extrema-direita. “Eu acho isso inaceitável. Viola nossa legislação nacional”, disse Vyacheslav Volodin, presidente da câmara baixa do parlamento russo.

Leia também

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

Após golpe em Mianmar, militares ordenam bloqueio do Facebook

Austrália aprova lei que obriga Facebook e Google a pagarem por notícias

Facebook e Austrália chegam a acordo para restaurar páginas de notícias

Em nota, Volodin afirmou que o Facebook violou os direitos fundamentais de distribuição de informação e que elaboraria um projeto de lei para garantir a “soberania digital” da Rússia. Procurado pela agência de notícias Reuterso Facebook não se manifestou sobre o assunto.

Países fecham cerco contra big techs

iStock-468216127-1024x683 Rússia acusa Facebook de violação aos direitos humanos após bloqueio de postagens
Big Techs vêm cerco fechando ao redor do mundo. Crédito: ShutterStock

As críticas do governo russo chegam em um momento delicado para o Facebook em relação a disseminação de notícias na arena internacional. Recentemente, a Austrália aprovou uma lei que obriga as empresas a pagarem por notícias.

A própria Rússia aprovou em dezembro de 2020 um projeto de lei que permite ao governo impor multas nas plataformas que não excluem conteúdos proibidos no país ou restrinjam acesso a empresas de mídias sociais americanas, caso essas sejam consideradas discriminatórias contra a mídia Russa.

“Eles operam em nosso ambiente, mas ao mesmo tempo não obedecem a nenhuma lei russa”, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Rússia acusa Facebook de violação aos direitos humanos após bloqueio de postagens apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte do Artigo
Tags:

#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions

Anúncio