Roteadores Wi-Fi: como configurar para garantir a segurança da rede

76
Anúncio Patrocinado



20190705103815_860_645_-_roteador_wi_fi Roteadores Wi-Fi: como configurar para garantir a segurança da rede

Os roteadores wi-fi estão entre as tecnologias que mais facilitaram o acesso das pessoas à internet. Por serem simples e práticos, eles estão em todos os lugares, mas é preciso ter cuidado com eles para não ter seus aparelhos invadidos por hackers ou infectados com vírus.

Uma das funções mais usadas por quem tem intenções maliciosas com os roteadores wifi é o wps. Essa função permite que qualquer dispositivo se conecte à rede. É só apertar um botão de mesmo nome no roteador, sem a necessidade de senha. Essa função é muito boa para usar dentro de casa, quando você quer compartilhar o wi-fi com um amigo e prefere não falar a sua senha. E, claro, não é tão simples assim alguém entrar na sua casa para conseguir apertar esse botão, mas em locais públicos, como restaurantes e cafés, isso já não é tão difícil. Por isso, aprender a desabilitar a função wps pode ser uma boa ideia.

Mesmo que você tenha deixado essa função ativada na configuração do seu roteador, ela pode ser revertida para garantir mais segurança à rede wi-fi. É só seguir esse passo a passo, confere aí!

Para começar, você vai precisar saber o endereço IP do seu roteador. Se você não anotou isso quando instalou a rede wifi, não tem problema, é só usar um computador que esteja conectado à rede. Em um computador com sistema windows, aperte as teclas “win” e “r” ao mesmo tempo. O atalho abrirá a função “executar”. Nela, digite o comando “cmd” e aperte “enter”.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

Uma janela com fundo preto vai abrir. Este é o prompt de comando. Nele você consegue controlar o computador com ordens de comando digitadas pelo teclado. E para ver qual o endereço de IP do roteador, é só digitar “ipconfig” e apertar “enter”. Anote o número que vier na frente de “IP do gateway padrão”.

Agora que você tem o número do IP do roteador anotado, abra um navegador de sua preferência e digite esse número na barra de endereço, como se fosse um site. Caso seja solicitado um login e senha, normalmente o padrão é “admin” para os dois campos. Se não funcionar, consulte o manual do roteador ou veja se há alguma etiqueta no aparelho indicando essas informações.

Feito o acesso, na página principal do roteador, clique em “wireless 2.4 GHz ou wireless 5 GHz”. Caso seu roteador seja dualband, é recomendado que você entre nas duas opções. Aí, é só entrar na função “WPS”. Depois, clique em “desabilitar” e marque a opção “desabilitar dispositivo pin”. Caso apareça alguma mensagem pedindo para confirmar ou salvar a alteração, confirme a ação. Finalmente, reinicie o seu roteador.

Pronto! Agora o seu roteador já está com o recurso wps desabilitado e, com isso, um pouco mais seguro contra a conexão de estranhos e invasores.



Fonte do Artigo

Anúncio