A HyperX, divisão gamer da Kingston, construiu uma reputação em oferecer produtos de qualidade para gamers ao longo dos anos, desde teclados e mouses até fones de ouvido e armazenamento SSD.
E agora, a empresa avançou no ramo dos microfones. Ela acaba de lançar o HyperX Quadcast, direcionado para podcasters, youtubers e streamers. Compatível com Windows, Mac e PS4, ele chega ao mercado pelo preço sugerido de R$ 899,90.
Mas o dispositivo vale o preço? Acompanhe o review e saiba tudo sobre o Htper X Quadcast.
Microfone HyperX Quadcast: design e recursos
A HyperX não reinventou a roda no design desse microfone,mas trouxe recursos legais. O formato cilíndrico, tradicional para transmissões de rádio, é bem vindo, pois seus captadores de áudio ficam em volta dele. Dessa forma é possível fazer podcasts ou entrevistas com várias pessoas com o microfone no centro da mesa, captando a voz de todos por igual.
Ele já vem montado em um suporte de metal com fundo emborrachado e pesado. Isso é bom para manter o microfone equilibrado, já que também há a possibilidade de ajustar a posição do microfone por meio de uma chave tipo borboleta.
Ele também vem com sistema anti-choque, que são os elásticos vermelhos em volta dele, que absorvem o impacto das mãos esbarrando na mesa que, invariavelmente são quase impossíveis de evitar durante uma conversa no podcast ou transmissão streaming.
Ele não precisa ser utilizado apenas na mesa. O Quadcast vem com um adaptador que suporta tamanho de fios de 3/8 e 5/8 de polegada, compatível com a maioria dos pedestais de microfone.
Na parte de trás, logo acima do conector mini-USB, está o conector para fone de ouvido, que serve para monitorar a gravação.
O corpo do microfone é feito em metal e as partes de baixo e de cima são de resina, parecendo uma fina camada de borracha. Esse material utilizado nessas partes não parece ter sido apenas para economizar, pois a parte de baixo é um botão giratório para ajustar o ganho ou, se preferirem, a sensibilidade da captação de áudio.
E a resina faz a diferença para os dedos não escorregarem no botão. E na parte de cima a resina também é um botão de toque, para deixar o microfone em mudo rapidamente e, com mais um toque, volta a captar o som.
Aqui tem um detalhe: quando o microfone está ativo, uma luz vermelha fica acesa em volta da malha. A HyperX não ia perder a chance de deixar sua marca registrada que são as cores preta e vermelha tradicionais em seus produtos. E não há maneira de deixar essa luz sempre desligada.
A intenção é chamar a atenção para avisar que o microfone está ativo e captando áudio. Quando se coloca em mudo, com o toque de um dedo na parte de cima, a luz apaga. Para mim isso não incomodou, na verdade achei até interessante para saber se o microfone está realmente em funcionamento. Enfim, é questão de gosto, pois pode haver pessoas que gostariam de manter o LED apagado no caso de usar o microfone para gravar o áudio de vídeos, por exemplo, sem chamar a atenção para o microfone.
O recurso mais interessante está mesmo na captação do áudio. Há quatro modos de usar o microfone (e daí vem o nome Quadcast), que servem para otimizar a transmissão e manter o foco nos sons que você deseja que sejam ouvidos.
O modo estéreo é usado para vozes e instrumentos musicais. O modo omnidirecional é para conferências ou podcasts com várias pessoas, pois capta o áudio em 360 graus. O modo cardióide capta o áudio na parte frontal do microfone em um ângulo maior do que o estéreo, recomendado para narração, podcasts e streaming, como duas pessoas apresentando um programa ou até mesmo vídeo. Por fim há o modo bidirecional, no qual o áudio é captado direcionalmente na parte frontal e parte de trás do microfone, que pode ser utilizado para entrevistas pessoais, por exemplo.
Microfone HyperX Quadcast: instalação e qualidade do áudio
E aqui já vai a resposta da pergunta do milhão de qualquer microfone: a qualidade de captação é boa? Sem enrolação, é ótima. Nos testes, gsotei da nitidez e dos graves que tornaram a voz destacada, sem distorção e com ruídos mínimos, isso em uma sala que não tinha nenhum isolamento acústico.
Na verdade, o teste foi feito em uma sala de casa comum. O controle de ganho (sensibilidade) do microfone foi ajustado na segunda marca, que é perto do mínimo e eu estava a 40 cm do Quadcast, com o modo estéreo selscionado. Melhor do que descrever, é ouvir o teste abaixo, gravado no software Audacity.
Já a instalação não poderia ser mais simples. Basta plugar o cabo USB no PC (seja Mac ou Windows) e pronto, o fone é reconhecido automaticamente pelo software. Testei no Windows 10 com o software Audacity versão 2.3.1, como mostra a tela abaixo:
Microfone HyperX Quadcast: conclusão
A HyperX acertou em um produto em que ela não tinha experiência ainda. A instalação desse microfone não requer nenhum software adicional, com o Windows 10 ou Mac OS escolhendo imediatamente o novo dispositivo e configurando-o para o modo padrão de 16 bits e 48 KHz.
A utilização de escolha dos modos é bastante intuitiva e a qualidade do som é de alto nível, com um áudio rico e nítido que fornece uma notável ênfase nos graves, que parece privilegiar as frequências centrais do espectro de áudio que são responsáveis por realçar a voz. Percebi isso no teste pois não tinha uma sala com tratamento acústico e, mesmo assim, a captação da voz saiu ótima.
Enfim, o Quadcast é uma ótima primeira tentativa na área de microfones da HyperX. Tem construção sólida, e pode não ser o ideal para estúdios profissionais, mas é um ótimo microfone para enfrentar a concorrência para o mercado de quem faz podcast, vídeos no Youtube ou streaming de jogos ou entrevistas ao vivo.
Microfone HyperX Quadcast: ficha técnica
Microfone
Consumo de Energia: 5V 125mA
Taxa de bits/amostra: 48kHz/16-bits
Elemento: Microfone condensador Electret
Tipo de condensador: Três condensadores de 14 mm
Padrão polar: Estéreo, Omnidirecional, Cardióide, Bidirecional
Resposta de frequência: 20Hz – 20kHz
Sensibilidade: -36dB (1V/Pa a 1kHz)
Comprimento do cabo: 3 metros
Peso
Microfone: 254g
Base shock mount e pedestal: 364g
Total com cabo USB: 710g
Saída do fone de ouvido
Impedância: 32 Ω
Resposta de frequência: 20Hz – 20kHz
Máxima saída de energia: 7mW
THD: ≤ 0.05% (1kHz/0dBFS)
SNR: ≥ 90dB (1kHZ, RL=∞)