Os professores da rede estadual de ensino de São Paulo agora contam com auxílio de inteligência artificial para correção de lições de casa da ferramenta TarefaSP, que contém atividades dissertativas e objetivas. A novidade é um projeto-piloto da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) voltada para estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental até a 1ª série do Ensino Médio. As atividades da plataforma não valem nota e são disponibilizadas em consonância com o conteúdo lecionado pelos professores em sala de aula.
De acordo com a Seduc, o objetivo do programa é ampliar o número de perguntas dissertativas na plataforma para incentivar a escrita dos alunos sem sobrecarregar os professores. Nessa fase inicial, a IA será utilizada em 5% dos exercícios de língua portuguesa, matemática, ciências, química, física, geografia e história.
Nas questões dissertativas, os estudantes preenchem a resposta no TarefaSP, que entra em uma fila de processamento para ser comparada pela IA com a resolução esperada, que foi elaborada pelos especialistas da Seduc. A IA, então, envia o diagnóstico, que pode ser de resposta correta, parcialmente correta ou incorreta, com uma breve explicação. Na ferramenta, o estudante consegue avaliar a IA e os professores conseguem incluir comentários.
Em nota, o Sindicato dos Professores de São Paulo (APEOESP) manifestou que as máquinas e programas de computador devem ser utilizados como meio de pesquisa e aprimoramento, mas não para substituir funções dos professores: “A Inteligência Artificial nada mais faz do que executar comandos executados por seres humanos. Os robôs na indústria executam movimentos precisos por serem repetitivos e previsíveis. Na educação, a realidade é muito diferente.”
No ano passado, o sindicato havia mostrado insatisfação com a implementação da IA no ensino estadual, quando a gestão anunciou um projeto-piloto para usar a tecnologia na elaboração e aprimoramento de slides para sala de aula.
Em 2023, o governo de São Paulo tentou implementar um material didático 100% digital para o ensino fundamental, que foi suspenso após denúncias de erros no conteúdo. Por conta da suspensão, a rede estadual aderiu novamente ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático.
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