Rabo na testa de cachorro ‘provavelmente é gêmeo parasita’, diz especialista

324
Anúncio Patrocinado


CAPE GIRARDEAU — O rabo na testa do filho de cachorro que ganhou fama mundial é “provavelmente” um gêmeo parasita, segundo Margret Casal, professor da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade da Pensilvânia. A informação é do The New York Times.

Gêmeos idênticos regulares se formam quando um embrião se divide pela metade logo após a fertilização. Às vezes, essa divisão acontece muito tarde na gravidez e as metades não se separam completamente, levando a gêmeos siameses. Ainda mais raramente, disse a especialista, a divisão tardia é assimétrica, o que significa que um lado do embrião se transforma em um indivíduo totalmente formado e o outro se torna uma parte extra do corpo.

— Em cachorros, esse é um evento realmente super, super raro — afirma.

Viu isso? Primeira população humana surgiu em Botsuana, indica estudo

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

Mas não é algo inédito. Em um caso, um filhote teve um par extra de patas traseiras crescendo da barriga. Gêmeos parasitas, como gêmeos siameses, também podem ocorrer em humanos.

xnarwhal-raio-x.jpg.pagespeed.ic.8Xp9hUMsrr Rabo na testa de cachorro 'provavelmente é gêmeo parasita', diz especialista
Um raio-x de Narwhal mostra que o rabo extra não está ligado a qualquer órgão do animal Foto: Reprodução/Facebook

Com apenas 10 semanas, o filhote de cachorro que nasceu com um rabo na testa foi abandonado nas ruas do estado de Missouri, nos Estados Unidos. O pequeno cão foi resgatado pelo centro de proteção animal Mac’s Mission que cuida de animais com necessidades especiais. O cão foi nomeado Narwhal e as fotos dele viralizaram nas redes sociais nesta semana.

O veterinário que atendeu Narwhal na última terça-feira esclareceu que não é necessário remover o rabo extra, já que ele não causa qualquer dor ao animal. Um raio-x mostra que o rabo não está ligado a qualquer outro órgão e não é formado por nenhum osso. O nome do filhote é uma referência à baleia narval, que tem um longo dente com a aparência de um chifre na cabeça.

O cão foi batizado de Narwhal por ser o nome de um mamífero marinho com uma única presa que se destaca de seu rosto.

Animais de duas cabeças

Às vezes, os animais nascem com peças de reposição mais extremas, como uma segunda cabeça inteira. Bezerros de duas cabeças aparecem ocasionalmente nas manchetes, embora geralmente morram logo após o nascimento.

As cobras também podem chocar com duas cabeças. Em um artigo de 2007 , um herpetologista, Van Wallach, resumiu quase mil casos relatados de cobras de duas cabeças. As duas cabeças estão quase sempre próximas uma da outra, ele descobriu, mas ocasionalmente empilhadas. Muitos fatores podem levar a cobras de duas cabeças, incluindo temperaturas baixas quando os ovos estão incubando. A maioria das cobras de duas cabeças morre imediatamente, mas algumas vivem até a idade adulta.

Leia também: Asteroide Hígia deve ser promovido e se tornará o menor planeta-anão, dizem astrônomos

Wallach tinha uma cobra de duas cabeças chamada Brady & Belichick, que cresceu até a idade adulta saudável. Ambas as cabeças comeram normalmente. Mas a cabeça que terminava de comer o rato primeiro atacava a outra cabeça, como Wallach descreveu em seu artigo de 2012.

A segunda cabeça de um bezerro ou cobra pode surgir de um gêmeo parasita. Ou uma cabeça extra pode se formar quando algo dá errado durante o desenvolvimento de um único indivíduo. Por exemplo, certos genes agem como diretores de palco de um embrião em desenvolvimento, garantindo que tudo acabe no lugar certo.

xnarwhal-raio-x.jpg.pagespeed.ic.8Xp9hUMsrr Rabo na testa de cachorro 'provavelmente é gêmeo parasita', diz especialista
Narwhal foi abandonado na zona rual do estado de Missouri, nos Estados Unidos Foto: Reprodução/Facebook

— Se você sofrer uma mutação em um desses genes, poderá obter duplicações bizarras, como duas cabeças — disse Casal. — Ou o que vemos de vez em quando em cães ou gatos quando, por exemplo, eles têm dois pênis.

Experiências

Michael Levin, que dirige o Allen Discovery Center na Universidade Tufts, disse que, embora Narwhal seja um exemplo bonito de desenvolvimento que deu errado, “eu já vi muito mais estranho.”

Levin estuda como os sinais entre as células, especialmente os sinais elétricos, ajudam a organizar um animal inteiro na forma correta. Pesquisadores em seu laboratório criaram vermes com quatro cabeças, girinos com olhos nas costas e sapos de seis patas.

Veja também: Canto da araponga-da-Amazônia bate recorde mundial de decibéis

Embora Levin pense que um gêmeo parasita possa explicar Narwhal, ele disse que é impossível saber ao certo por causa dos processos complexos que organizam os corpos, mesmo em criaturas simples, como vermes achatados. Produtos químicos e outros fatores no ambiente de um animal em desenvolvimento podem fazer com que esses processos dêem errado de inúmeras maneiras.

— Existem lacunas enormes no nosso entendimento — disse ele.

Os cientistas ainda estão tentando responder às principais perguntas sobre como uma bolha de células se transforma em um animal completo, do tamanho e formato certos, com diferentes tipos de peças nos lugares corretos.

— É um milagre que saia certo na maioria das vezes — resume.





Fonte do Artigo
Tags:

#noticia #novidades #noticias #venezuela #seo #instagram #cicpc #policia #ultimahora #seguridade #informacao #paz #urgente #policiacientifica #criminalisticcicpc #crimes #extra #ultimahoranoticia #brazil247 #governo #brasil247 #bolsonaro #jornalismo #informacoes #news #jornal #tiktok #fgts #pis #caixa #loterias #megasena #lotofacil #megamania #sus #ibge

Anúncio