Queda de roubos de veículos no Rio pode derrubar preços de seguros em até 30%

38
Anúncio Patrocinado


Após fazer o seguro do carro por dez anos seguidos, o representante comercial André Boscarino, de 46, decidiu não renovar a apólice no início deste ano. Ele abriu mão da cobertura por causa do reajuste no preço do contrato, afetado principalmente por causa da criminalidade em Campo Grande, onde mora. Mas o cenário mudou. A região registrou queda de 23,6% nos roubos de veículos, de janeiro a setembro deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, seguindo a taxa média de redução do índice em todo o estado, de acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP). Com o freio no crime, a tendência é que o mercado pise no acelerador. De acordo com o presidente do Sindicato dos Corretores do Rio (Sincor-RJ), Henrique Brandão, a expectativa é que as seguradoras pratiquem, a partir de janeiro, valores até 30% mais baixos do que em 2018.

— As seguradoras trabalham com estatísti’ca, então existe um tempo de maturação para que a queda na criminalidade se estabilize e, a partir daí os valores sejam reajustados. Vamos sentir o efeito já no início do ano. Os preços farão uma curva descendente e terão uma redução na ordem de 20% a 30% — afirma Brandão.

O representante comercial Boscarino espera conseguir em breve renovar seu seguro.

— Tenho visto mais policiamento nas ruas. Até o fim de novembro, espero renovar — diz.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

Como o EXTRA mostrou ontem, o preço médio dos seguros no Rio já caiu 17,5% em agosto deste ano, em relação a agosto de 2018, de acordo com levantamento da Bidu Corretora.

xroubos-de-veiculos.jpg.pagespeed.ic.f_vJK5J5FL Queda de roubos de veículos no Rio pode derrubar preços de seguros em até 30%

O corretor de seguros de automóveis Fernando Capetine, reforça a tese de que a criminalidade impacta diretamente no setor. Segundo ele, com o aumento do índice de roubos nos últimos anos, seus clientes de anos tiveram dificuldades de renovar a cobertura.

— A gente monitora os preços diariamente. A tendência é de melhora — avalia.

Para o diretor-executivo do Sindicato das Seguradoras RJ/ES, Ronaldo Vilela, a queda nos índices de criminalidade beneficia tanto as seguradoras, que passam a correr menos riscos, quanto os segurados, que podem contar com mais opções no mercado. Um dos efeitos da redução nos roubos é o retorno de companhias que deixaram de atuar em áreas conflagradas.

— Se a diminuição dos roubos e furtos de veículos for mantida, obviamente após um período o preço vai refletir essa queda. A seguradora quer índices menores para operar com segurança. Eles querem vender o produto e angariar muitos clientes — explica Vilela.

Além da redução nos valores das apólices tradicionais, os proprietários de carros passam a contar com novas modalidades de apólices, que se adaptam ao bolso do cliente, como o seguro intermitente, que permite ao proprietário delimitar os dias do mês e até as horas do dia em que o carro estará coberto pelo contrato.

Campeã de roubos

Entre as áreas que apresentaram as maiores reduções percentuais nos roubos de veículos no estado, a da delegacia da Pavuna foi a que teve a maior queda em números absolutos. Foram 795 crimes a menos, uma redução de 2.121 casos nos nove primeiros meses de 2018 para 1.326 no mesmo período deste ano. É um pouco menos do que a soma da redução registrada nas áreas das delegacias de Marechal Hermes e Itaboraí, que estão no topo do ranking da queda em valor percentual. Juntas, elas tiveram menos 851 registros.

A área da Pavuna concentra as principais quadrilhas de roubos de veículos e cargas no estado. Criminosos dos complexos do Chapadão e da Pedreira, ambos em Costa Barros e ocupados por facções rivais, têm forte atuação nesse tipo de crime. Mesmo com a redução, os números são altos — a média é de cinco roubos de veículos por dia na região.

Os ladrões de carros são associados aos traficantes de drogas. O delegado Alessandro Petralabda, titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) explica que a localização das favelas de Costa Barros e o perfil da quadrilha ajudam a entender os índices na região.

— A localização ali é um fator importante, pois eles têm fácil acesso à Baixada, por exemplo. Fogem com rapidez ou vão para lá cometer roubos. Outra questão é o “animus” da quadrilha, que age dessa forma. Usam o roubo como mais uma fonte de renda. No fim, os lucros servem para comprar armas e drogas — afirma o delegado.

O coronel da PM e antropólogo Robson Rodrigues aponta os investimentos feitos ainda na Intervenção na Segurança Pública no Rio, no ano passado, como um dos fatores que podem ter influenciado a redução dos roubos de veículos. Segundo ele, o dinheiro, usado para comprar veículos novos e armas, por exemplo, deu maior “fôlego administrativo” às polícias Civil e Militar, que estão melhores aparelhadas.

— As hipóteses para esse cenário são muito amplas, mas podemos apontar algumas delas, como esses recursos da intervenção. Há um rearranjo do policiamento ostensivo, com a Polícia Militar, e maior capacidade de investigação com a Polícia Civil. A presença preventiva da PM é importante, mas uma investigação eficiente também é. Porque caso contrário, os criminosos apenas se deslocam. É importante conseguir entender a dinâmica dessas quadrilhas e se antecipar a elas — opina.

Fontes do EXTRA citam ainda como causa do cenário atual o aumento de policiais nas ruas e em delegacias, com a ampliação do pagamento do Regime Adicional de Serviço (RAS), o bico oficial. Além disso, o efetivo da PM nas ruas tem aumentado com a desmobilização de Unidades de Polícia Pacificadora (UPP).





Fonte do Artigo
Tags:

#noticia #novidades #noticias #venezuela #seo #instagram #cicpc #policia #ultimahora #seguridade #informacao #paz #urgente #policiacientifica #criminalisticcicpc #crimes #extra #ultimahoranoticia #brazil247 #governo #brasil247 #bolsonaro #jornalismo #informacoes #news #jornal #tiktok #fgts #pis #caixa #loterias #megasena #lotofacil #megamania #sus #ibge

Anúncio