Qual recurso dos celulares faz 30 anos hoje e você ainda o usa todos os dias?

247
Anúncio Patrocinado


Você pode ter dificuldade de acreditar, mas um dia o SMS foi a principal forma de troca de mensagens entre as pessoas. O recurso foi inovador ao ser o primeiro a usar sinal de telefonia móvel para enviar e receber mensagem de texto em uma época que não existiam smartphones, aplicativos e internet móvel.

Leia também:

A primeira mensagem foi transmitida há exatos 30 anos, em 3 de dezembro de 1992, e desejava “Feliz Natal” em inglês. Esse texto foi escrito pelo engenheiro de telecomunicações Neil Papworth e transmitido de seu computador para Richard Jarvis, seu superior, durante uma festa de fim de ano nas instalações da Vodafone, no Reino Unido.

Apesar do clima de festa, a situação era mais tensa do que parecia. Segundo Papworth explicou em entrevista a Tilt, os executivos queriam vender celulares com o recurso. “Apenas quando um deles ligou para o hotel e fez um joinha é que eu pude voltar a respirar tranquilo”, revelou.

Antes de trabalhar no desenvolvimento do Serviço de Mensagens Curtas (SMS), Papworth participou de projetos de arquitetura GSM (que permitia o roaming internacional) e na programação do IMEI (chave de segurança para bloquear em casa de roubo ou furto).

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

SMS tem futuro?

Inicialmente, o recurso permitia o envio de mensagens de até 160 caracteres e, com o tempo, passou a enviar imagens, vídeos, áudios e emojis.

o-que-e-sms-1024x683 Qual recurso dos celulares faz 30 anos hoje e você ainda o usa todos os dias?
Atualmente, muitas operadoras brasileiras oferecem SMS ilimitado como parte de seus planos. Imagem: Tero Vesalainen / Shutterstock

Atualmente, no Brasil, os principais usos são como ferramenta de autenticação em dois fatores e como canal de publicidade pelas empresas. Estima-se que a tecnologia irá gerar mais de US$ 50 bilhões (quase R$ 261 bilhões na cotação atual) em todo o mundo no segmento de publicidade em 2023, segundo a empresa Juniper Research.

Apesar do seu desuso como mensageiro pessoal, uma pesquisa da Infobip, empresa de soluções de SMS, com 250 brasileiros revelou que a ferramenta ainda é usada por boa parte deles. Dos entrevistados, 44% usaram o método para pedir ajuda em uma emergência e cerca de 57% enviaram sobre assuntos diversos, incluindo para terminar relacionamentos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Qual recurso dos celulares faz 30 anos hoje e você ainda o usa todos os dias? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte do Artigo
Tags:

#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions

Anúncio