Projeto Experimente Cultura leva crianças e idosos pela primeira vez ao museu

128
Anúncio Patrocinado


Pela primeira vez, nesta quarta-feira, Dona Cassilda Maria, de 70 anos, foi ao museu. O passeio se tornou ainda mais especial na companhia de seu neto, Izaac, de 5 anos, que também fazia a sua primeira visita ao local. Tudo isso aconteceu graças ao programa Experimente Cultura, que tem o objetivo de estimular a visitação de crianças mais carentes à espaços culturais e através de uma experiência natural, trabalhar o interesse desse público pelo espaço e pelo conteúdo.

— É muito gratificante vivenciar isso, ter essa oportunidade, ainda mais ao lado do meu neto. Tem muito aprendizado envolvido no passeio, é ótimo — diz dona Cassilda, empolgada com a oportunidade.

x84955307_rio-de-janeiro-02-10-2019-criancas-da-comunidade-da-vila-olimpica-do-morro-do-pinto-vis.jpg.pagespeed.ic.mwJZka3SRR Projeto Experimente Cultura leva crianças e idosos pela primeira vez ao museu
Dona Cassilda e seu neto Izaac visitam um museu pela primeira vez Foto: Marcelo Regua / Agência O Globo

O projeto é uma iniciativa da empresa Pulsar Cultura e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura. Para Renata Prado, curadora do programa, a falta de estímulo à participação em programas culturais está além das limitações socioeconômicas.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

— Existe um bloqueio ao consumo cultural que é hereditário. As pessoas não têm esse hábito. Percebemos que com esse movimento, a criança tem uma experiência bacana, chega em casa e conta isso para os pais e acaba estimulando o interesse dessas pessoas também. Não há o hábito de consumir a cultura de forma natural, como um entretenimento. Percebemos também que a oferta de transporte faz toda a diferença. Para essas crianças que tem um cenário de dificuldade financeira em casa, dedicar uma parte do dinheiro para a passagem torna o passeio inviável.

O programa acontece uma vez por ano e dura cerca de dois meses. No ano passado, cerca de 3.500 crianças do ensino fundamental da rede municipal de educação foram beneficiadas pela iniciativa, patrocinada pelo Grupo Assim Saúde e pelo ISS (Lei de Incentivo a Cultura). Em 2019, o número cresceu para 4.000. Através da Secretaria Municipal de Educação, o Experimente Cultura entra em contato com as turmas do ensino fundamental, público alvo da iniciativa. As visitas são pensadas especialmente para cada turma, levando em conta critérios como idade e o museu. Para Renata Prado, o objetivo é ampliar cada vez mais o projeto, que já conta com a parceria de 19 museus:

— Temos 730 mil crianças matriculadas no ensino fundamental municipal do Rio. Esse é o nosso público, queremos chegar nessas crianças, então as metas são maiores do que o número que atendemos hoje. A gente percebe que nessa fase a criança está propícia a absorver esse conhecimento, tanto o conteúdo como a experiência. Por mais que seja uma única experiência, se ela for bem vivida e fizer a criança perceber que aquele espaço pertence à ela também,o modo como essa criança enxerga o museu muda, vira um local interessante.

x84955307_rio-de-janeiro-02-10-2019-criancas-da-comunidade-da-vila-olimpica-do-morro-do-pinto-vis.jpg.pagespeed.ic.mwJZka3SRR Projeto Experimente Cultura leva crianças e idosos pela primeira vez ao museu
Crianças da Vila Olímpica MAchado de Assis, do Morro do Pinto, visitam o Museu de Arte do Rio Foto: Marcelo Regua / Agência O Globo

Outras instituições públicas que também trabalhem com crianças podem se beneficiar da iniciativa. Embora não sejam o público alvo, idosos também são incluídos nas turmas de visitação. Nesta terça-feira, o Projeto da Vila Olímpica Machado de Assis, localizada no Morro do Pinto, foi o escolhido para levar os seus alunos ao Museu de Arte do Rio (MAR). Ao todo, 37 crianças e idosos, muitos visitaram o espaço, muitos indo pela primeira vez em um programa cultural.

— Um conhecido me indicou o projeto,entramos em contato com o Experimente Cultura e fizemos acontecer. Essa é a primeira vez em três anos que conseguimos oferecer uma atividade para os nossos alunos que saia do espaço da Vila Olímpica para os nossos alunos — conta Joyce teixeira, assistente social da Vila Olímpica Machado de Assis.

A equipe do Experimente Cultura conta com um arte educador, que começa a estimular o interesse dos alunos pelos assuntos abordados durante o deslocamento. Os professores, que costumam acompanhar as visitas, são convidados a continuar esse trabalho nas salas de aula. O museu também oferece um educador que apresenta o conteúdo da exposição de forma criativa, captando a atenção dos alunos.

— O projeto é importante porque vivemos ao órfãos de possibilidades culturais na nossa cidade e no nosso país. Trazer as crianças para esse espaço é magnífico. O prédio por si só já afasta a população menos favorecidas. Por ser um museu, a população acredita que arte é para uma determinada classe social e não é. Hoje as crianças estão percebendo isso. O ensino se faz totalmente diferente quando busca a autonomia da criança. O meu trabalho aqui como educador do Museu de Arte do Rio é justamente a busca pela criação dessa autonomia, para que essas crianças desenvolvam a sua vida da melhor maneira possível — disse Fernando Porto, educador do MAR.

As Unidades de Polícia Pacificadoras auxiliam na logística de deslocamento dessa crianças, já que muitas escolas e instituições ficam em área de risco.

— A gente quer dar acesso a cultura então é natural que quanto mais humilde menos acesso tenha. Não tem jeito, precisamos chegar nesses lugares.

x84955307_rio-de-janeiro-02-10-2019-criancas-da-comunidade-da-vila-olimpica-do-morro-do-pinto-vis.jpg.pagespeed.ic.mwJZka3SRR Projeto Experimente Cultura leva crianças e idosos pela primeira vez ao museu
Crianças da Vila Olímpica MAchado de Assis, do Morro do Pinto, visitam o Museu de Arte do Rio Foto: Marcelo Regua / Agência O Globo

Prêmio Embaixador do Experimente Cultura

Pelas limitações do projeto, às vezes não é possível repetir a visita com a mesma turma de alunos mais de uma vez. No entanto, Renata Prato observou que nem sempre essa única ida ao museu era suficiente para saciar a curiosidade das crianças. Foi pensando nisso que ela criou o “Prêmio Embaixador do Experimente Cultura”.

A cada visita, todo os participantes ganham um crachá de identificação, que contém um código individual que dá acesso a um quiz no site do programa. Lá, o aluno responde as perguntas sobre a visita realizada e, ao final do ano, aquele que conseguir a maior pontuação se torna o Embaixador do Experimente Cultura, ganhando um ano de visitação grátis aos museus parceiros com direito a acompanhante.





Fonte do Artigo
Tags:

#noticia #novidades #noticias #venezuela #seo #instagram #cicpc #policia #ultimahora #seguridade #informacao #paz #urgente #policiacientifica #criminalisticcicpc #crimes #extra #ultimahoranoticia #brazil247 #governo #brasil247 #bolsonaro #jornalismo #informacoes #news #jornal #tiktok #fgts #pis #caixa #loterias #megasena #lotofacil #megamania #sus #ibge

Anúncio