Programador cria método que impede o Facebook de coletar dados

1910
Anúncio Patrocinado



20190520014716_860_645_-_facebooks Programador cria método que impede o Facebook de coletar dados

Inspirados pelo escândalo Cambridge Analytica, muitos dos frequentadores do Facebook deletaram sua conta com a ideia de apagar todos os dados que a rede social pode ter armazenado. Porém, como bem sabemos, há uma grande chance da rede social possuir bancos de dados em que as informações pessoais dos usuários ficam guardadas mesmo sem seu consentimento.  

Pensando nisso, um ex-administrador de sistemas chamado Kevin Matthew criou um script de programação, que faz com que todas as postagens da rede social tenham seus textos substituídos por uma série de caracteres sem sentido. O objetivo é diminuir as chances de o Facebook conseguir extrair alguma informação dessas publicações.

O script é capaz de acessar e modificar as postagens substituindo seu conteúdo por textos gerados aleatoriamente. A ideia é fazer com que os usuários rodem o código diversas vezes durante vários meses. Teoricamente, isso faz com que o algoritmo da rede social não consiga armazenar nenhuma informação útil. Vale lembrar que essa tentativa de proteção de dados não interfere nas informações já coletadas em outros momentos, como o já citado Cambridge Analytica, por exemplo.

“Com o Facebook, com sua fonte infinita de recursos, só posso imaginar como os dados estão sendo armazenados e retidos”, disse Matthew ao site Vice por telefone. “Todo pedacinho de informação contribui com um perfil invisível que eles estão construindo de você. Se conseguirmos ofuscar o mínimo que seja, isso devolve o poder das nossas mãos como usuários finais.”

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

No futuro, Matthew disse que pode ser possível fazer scripts mais poderosos para enganar não só o Facebook, mas como outros aplicativos e sites que rastreiam o que o usuário faz em seu dispositivo. 

“Talvez meu script não tenha um impacto tão grande em escala global, mas talvez comece uma discussão sobre proteger nossa privacidade”, disse Matthew. “Se quero que meus dados sejam apagados, eu deveria ter o direito de fazer isso.”

O script criado por Matthew está disponível gratuitamente na internet para quem quiser testá-lo. Porém, vale lembrar que o uso desse método pode ir contra os termos de serviço do Facebook.

Via: Vice

 

 

 

 

 



Fonte do Artigo
Tags:
#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguran #venezuela #celular #celulares #inova #qualidade #software #empresas #seguridad #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial

Anúncio