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Em meio à pandemia do novo coronavírus, os bancos passaram a adotar algumas restrições em suas agências. Na última semana de março, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) definiu os novos horários de operação das agências, que passaram a funcionar das 10h às 14h. Para idosos, o horário é especial: das 9h às 10h. Além disso, os bancos passaram a adotar um limite de pessoas dentro das unidades. Apesar dos ajustes internos, o que se vê do lado de fora são enormes filas e aglomeração.
No Rio de Janeiro ou em São Paulo, grande parte das agências passou a receber um fluxo maior do que o esperado de pessoas. Os clientes estão em busca de renegociarem suas dívidas — pois o Banco Central criou mecanismos que permitem a postergação dos pagamentos em até 60 dias — e dar entrada para receber os auxílios do governo. A Febraban ressalta a importância da população utilizar os canais digitais das instituições para evitar idas desnecessárias às agências. Pela internet, é possível fazer transferências, tirar extratos, pagar contas, pedir empréstimos, negociar dívidas e contratar seguros, por exemplo.
Para evitar mais aglomeração, como é indicado pela Organização Mundial da Saúde, os bancos anunciaram medidas adicionais para enfrentar o coronavírus. O Itáu afastou os funcionários do grupo de risco e estabeleceu procedimentos a serem adotados em caso de identificação de sintomas da doença nos colaboradores. Além disso, para reforçar o atendimento online, o banco criou um canal específico para conscientizar os clientes sobre a pandemia e reforçar a realização de operações sem sair de suas casas.
O Bradesco antecipou para 8h a abertura das agências para aposentados e pensionistas do INSS, assim, o atendimento a esse grupo acontece por duas horas, até as 10h, quando as agências são abertas para o público. Os funcionários do banco estão orientados a preservar a recomendação de manter a distância mínima de 1,5m entre as pessoas. A entrada nas agências é escalonada: podem entrar de 5 em 5 ou de 10 em 10 pessoas, dependendo do tamanho de cada unidade. O Bradesco adotou também um sistema de rodízio entre os funcionários, em que eles se revezam em turnos semanais.
No Santander, o acesso dos clientes ocorre de forma escalonada, em grupos de 10 a 20 pessoas por vez. O banco antecipou ainda para abril do pagamento de 100% do 13º salário aos 47 mil funcionários da empresa e afirmou que não iniciará nenhum processo de demissão, à exceção de casos de justa causa ou de violação do Código de Ética da organização.
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A Caixa reforçou que não é necessária corrida às agências ou casas lotéricas para cadastramento, consulta ou saque do Auxílio Emergencial. O cadastramento pode ser realizado digitalmente pelo aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial e pelo site. Além disso, o banco ampliou o rol de serviços disponíveis em aplicativos para acesso a informações e transações de cartões de crédito, FGTS, benefícios sociais e habitação.
O Banco do Brasil segue a mesma linha e disponibiliza uma série de serviços que podem ser feitos pela internet. Além disso, o banco selecionou um grupo de agências de grande fluxo e viabilizou a abertura das salas de autoatendimento das 6h às 22h. O banco orienta que as pessoas mantenham a distância mínima de dois metros entre si.
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