A prefeitura paulistana iniciou no mês passado as obras do primeiro trecho do BRT da Radial Leste, mas os milhares de motoristas que passam diariamente pela via só vão sentir os impactos da construção a partir de janeiro. Será quando o canteiro de obras, atualmente “escondido” no Parque Dom Pedro, será erguido na via principal.
Ao todo, o primeiro trecho do BRT (Bus Rapid Transit, com a tradução livre de “ônibus de trânsito rápido”) terá 9,8 quilômetros e irá do início da Ligação Leste Oeste até o Metrô Penha. O prazo de finalização é de um ano e meio e o custo será de 385,9 milhões de reais.
O restante da passagem, da Penha ao Terminal Itaquera (lote 2) e de Itaquera à Estação Guaianases (lote 3), está em processos de licitação e possuirá cronograma distinto.
Segundo a gestão municipal, a expectativa é que 400 000 pessoas utilizem os ônibus do BRT. “Vamos conseguir diminuir o tempo das pessoas no transporte coletivo. Isso é trazer mais qualidade para a população”, afirma o prefeito Ricardo Nunes.
Ao contrário da faixa de ônibus atual, à direita, o novo corredor ficará à esquerda e será acompanhado por uma ciclovia. Também estão previstos no contrato a criação de uma motofaixa e o enterramento de fios ao longo do percurso.
Como toda obra viária de relevância, os impactos no trânsito serão significativos. “A questão do transito é sensível. A estratégia está sendo cuidadosa. Como o BRT está no canteiro central, nas faixas da esquerda, vamos interditar no máximo uma faixa, uma cada em cada sentido. Não adianta falar que não vai ter reflexo”, afirma o secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Marcos Monteiro.
Uma das estratégias para a redução no congestionamento da Radial será atuar nas rotas alternativas, pela Mooca, Água Rasa e Vila Formosa, no sentido bairro, quanto pelo Tatuapé e Belém, em direção ao centro. “Podemos criar um sistema para desimpedir vias com mais facilidade, alterado permissões de estacionamento”, afirma Monteiro.
Outro tema sensível para a administração pública será a supressão de árvores. No licenciamento ambiental, está previsto o corte de até 488 unidades arbóreas e replantio de 2 739 novas árvores. “Estamos verificando técnicas de transplantes. Dessas 488, vamos fazer vistoria para ver quais vamos conseguir preservar, ainda que seja transplantando. Vamos analisar uma por uma. O transplante tem que ser bem cuidadoso”, conclui o secretário.
Veja abaixo números e dados sobre o primeiro trecho do BRT da Radial Leste, entre o centro e a Penha:
- 12 paradas
- 32 plataformas
- Cobrança desembarcada (fora dos ônibus, direto na estação)
- Monitoramento por câmeras
- Reforma das calçadas
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