Prédio de Rino Levi nos Jardins será alugado após reforma

105
Anúncio Patrocinado


Vazio desde abril de 2018, o prédio onde funcionava a antiga sede do Instituto Ibope, na Alameda Santos, nos Jardins, começou a ser reformado no último dia 25.

Proprietária do edifício desde 1988, a empresa Simel Administração e Participações LTDA irá alugar todo o empreendimento para uso comercial após o término das obras. Ainda não há interessados.

Trata-se de um ponto famoso no bairro. Projetado em 1961 pelo arquiteto Rino Levi, o Edifício Paulo de Tarso Montenegro era considerado um manifesto tropicalista de Levi por causa de sua estrutura, equilibrada em pilastras que invadiam apartamentos espaçosos rodeados por janelões.

O edifício não consta da lista de cinco projetos de Levi tombados em 2010 pelo Conselho de Defesa de Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo (Condephaat), por “descaracterização do projeto original”. Nos anos 90, sua fachada perdeu os brises cerâmicos que a caracterizavam.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

O prédio, também conhecido como Plavinil-Eclor, por ter sido erguido pela empresa Plásticos Plavinil, está localizado na região do Conjunto Nacional, este sim, protegido pelo Condephaat. Por isso, a atual dona do imóvel precisou pedir autorização ao Condephaat para realizar a reforma.

predio_reformado Prédio de Rino Levi nos Jardins será alugado após reforma
Obras no edifício começaram dia 25 de marçoVeja SP

Levi é representante da chamada escola paulista de arquitetura moderna. Ele atuou na formação e na construção do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Ficou famoso também por suas parcerias com o arquiteto e paisagista brasileiro Roberto Burle Marx, com quem assinou vários projetos.

Formado na Itália, Levi projetou outros prédios conhecidos na cidade. Seu escritório também reformou a sede da Federação de Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na década de 90.



Source link

Anúncio