Praia em Pernambuco liberada por ministro do Turismo estava imprópria

69
Anúncio Patrocinado


RECIFE – A praia pernambucana do Muro Alto, em Ipojuca, estava imprópria para banho quando o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, molhou os pés e as mãos e afirmou que a região estava “completamente apta à frequentação de turistas”. Ele visitou o local na última sexta-feira.

Naquele dia, segundo Eduardo Elvino, diretor de controle de fontes poluidoras da Agência estadual de Meio Ambiental de Pernambuco (CPRH), ainda havia óleo na água. Isso automaticamente faz com que ela fique imprópria para recreação por conta de uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Entenda: O que se sabe até agora sobre o derramamento de óleo no Nordeste?

— Tinha óleo na sexta-feira. Mas foi feito um multirão de limpeza, com ajuda da prefeitura, da CPRH e de voluntários, conseguimos limpar — afirmou Elvino.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

— A nossa posição é que as pessoas não entrem na água nas praças onde ainda têm presença de óleo visual pois o contato pode ter consequências. A responsabilidade é do banhista. Caso não tenha óleo, pode tomar seu banho — concluiu.

O órgão ainda não confirmou se Muro Alto voltou a receber óleo neste sábado. O estado ainda vai divulgar quais e quantos pontos do litoral pernambucano foi contaminado nas últimas horas.

Segundo Elvino, é imprevisível saber onde as manchas aportarão. Isso depende, segundo ele, do movimento das marés

‘Completamente apta’

Nesta sexta-feira, depois de duas praias da região metropolitana de Recife amanhecerem manchadas de óleo — assim como uma praia em Ilhéus, no Sul da Bahia —, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, molhou os pés no mar de Ipojuca (PE) e alegou não ter visto manchas de óleo.

— A região aqui está completamente apta à frequentação de turistas. Não só Pernambuco, mas os estados do Nordeste que foram atingidos tiveram uma ação por parte do PNC, onde o ministro do Meio Ambiente (Ricardo Salles) liderou esse processo de forma muito eficiente — declarou.

Antônio negou que o governo tenha demorado em reagir ao vazamento de óleo. Reportagem do GLOBO de ontem mostrou que a União violou uma série de processos que levariam ao acionamento do PNC no dia 2 de setembro — a medida só ocorreu 41 dias depois, em 11 de outubro.

A crise do derramamento de óleo no Nordeste

A Petrobras divulgou ontem que o óleo é proveniente de três campos da Venezuela e que a estatal não tem os instrumentos necessários para controlá-lo.

— Ainda não se definiu a origem do vazamento. A gente viu por satélite, fez sobrevoos e não pegamos esse óleo, pois ele vem pelo fundo (do mar). Fica praticamente impossível segurar por barreira ou outros instrumentos que temos — disse Eberaldo Neto, diretor de Assuntos Corporativos da estatal. — Os mecanismos que a gente detêm são agulha no palheiro para pegar, por conta da característica desse óleo, que é mais pesado, vem por baixo.

Governo ignorou nota técnica

Uma nota técnica encaminhada em abril passado à Secretaria de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), elaborada por um analista da pasta, alertou que a extinção de três comitês poderia fragilizar a reação do governo federal diante de incidentes de poluição por óleo, como o que acabou acontecendo quatro meses depois, no Nordeste.

Apesar de reivindicar “medidas necessárias e urgentes” para a recriação dos colegiados, a nota foi ignorada. Ela data de 26 de abril, 15 dias após a publicação do decreto 9.759/2019, assinado por Jair Bolsonaro, que revogou uma série de colegiados considerados “supérfluos”. A tesourada atingiu os três comitês concebidos pelo decreto de 2013 que instituiu o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Águas sob Jurisdição Nacional (PNC).





Fonte do Artigo
Tags:

#noticia #novidades #noticias #venezuela #seo #instagram #cicpc #policia #ultimahora #seguridade #informacao #paz #urgente #policiacientifica #criminalisticcicpc #crimes #extra #ultimahoranoticia #brazil247 #governo #brasil247 #bolsonaro #jornalismo #informacoes #news #jornal #tiktok #fgts #pis #caixa #loterias #megasena #lotofacil #megamania #sus #ibge

Anúncio