Portugal abre centro em São Paulo que promete acabar com filas para vistos

429
Anúncio Patrocinado


LISBOA – O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal (MNE) abriu em São Paulo o primeiro Centro de Solicitação de Vistos (CSV) do Brasil. O posto será administrado pela empresa VSF Global em parceria com o MNE. A medida foi implementada para agilizar os pedidos e acabar com as filas no Consulado Geral de Portugal em São Paulo, que chegou a interromper pedidos de cidadania portuguesa em outubro de 2018 devido à crescente demanda de brasileiros por vistos.

A partir de agora, é possível ir diretamente ao CSV, que fica na Rua Butantã 434, 5º andar – Pinheiros, e dar entrada no processo sem precisar ir ao consulado, localizado no Jardim América. No CSV, o requerente poderá entregar documentos, fazer a entrevista e recolher dados biométricos.

 

Em comunicado emitido pelo Consulado Geral de São Paulo, o órgão ressalta que, com a medida, o brasileiro que deseja obter o visto de trabalho ou de estudante (para turismo não é necessário) poderá fazê-lo “com tranquilidade e evitando filas nos períodos de maior procura”.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

Em breve, ressalta o posto consular, serão inaugurados centros semelhantes ao de São Paulo no Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Belo Horizonte. Até que sejam inaugurados centros nestas cidades, o procedimento continua o mesmo, direto nos consulados. Para quem reside no Sul do Brasil, ainda será possível remeter o pedido nos vice-consulados de Curitiba e Porto Alegre sem a necessidade de fazer o deslocamento até São Paulo.

Para formalizar os pedidos e obterem informações, os brasileiros interessados têm que consultar o
site da VFS Global
. O CSF ficará aberto de 8h às 17h para prestar informações, mas para entrega de documentos o horário será de 8h às 15h.

Com mais de 85 mil residentes oficiais, os brasileiros formam a maior comunidade estrangeira de Portugal. Ainda que o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) não tenha concluído o levantamento de 2018, já assegurou que houve aumento significativo de residentes no último ano.

 A procura de brasileiros por uma nova vida em Portugal, sobretudo estudantes, explodiu em 2018.  No início do semestre letivo de 2018, os estudantes brasileiros eram mais de 12 mil, um aumento de mais de 540% em relação ao ano de 2005, quando eram apenas 1.907.

Para evitar maiores atrasos nos pedidos de vistos, a saída do consulado de São Paulo, posto que mais concede cidadania portuguesa no mundo, foi suspender temporariamente os pedidos de naturalização entre outubro e 2 de janeiro deste ano. Porém, o Governo de Portugal, através do MNE, determinou que os pedidos fossem retomados logo em novembro. Em 2017, foram concedidas mais de 12 mil cidadanias em São Paulo.

Segundo o governo português, há cerca de 40 mil pedidos de cidadania portuguesa pendentes, como informou no Parlamento a secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso. A maioria é de brasileiros.

Uma mudança na lei que rege a concessão de cidadanias ampliou o benefício aos netos de portugueses. Em 2016, foram apenas 136 requerentes de todas as nacionalidades. No ano passado, o numero saltou para 6.348, sendo 5.412 do Brasil (85%). Considerado português por nacionalidade de origem, o neto brasileiro poderá transmitir a cidadania a filhos e cônjuges.



Fonte do Artigo

Anúncio