A quarta temporada de Stranger Things está no ar na Netflix, já é um dos assuntos mais comentados nas redes sociais e maratonar a série será o programa de muita gente neste fim de semana. Porém, existe um detalhe que chamou a atenção de muito gente, que é o tamanho dos episódios de Stranger Things 4.
A quarta temporada é de longe a que tem os episódios mais longos em toda a série. Para se ter uma ideia, o episódio mais curto, que é o terceiro, tem 1 hora e 3 minutos. Em geral, na média, episódios de séries de drama para a televisão têm os clássicos 42 minutos. Mas há uma explicação para isso, e não é o zelo pela qualidade técnica.
Uma métrica diferente
Na TV linear, a métrica para medição da audiência é o número de televisores ligados em determinado programa. No Brasil, essa medição é feita pela empresa Kantar Ibope, o que fez o nome da empresa se tornar sinônimo de medição de audiência. Cada ponto no Ibope corresponde a 74.666 aparelhos na Grande São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.
Mas nos serviços de streaming a medição é por outra métrica, o tempo de tela, ou as horas assistidas. Este dado é vital para a relação de empresas como a Netflix para sua relação com investidores e busca por parceiros no mercado publicitário. E como Stranger Things é possivelmente a série de maior sucesso da plataforma, fazê-la tão longa pode aumentar e muito as horas assistidas para o serviço como um todo.
Incentivo ao binge watching
Um dos diferenciais da Netflix lá no início de suas produções originais, com House of Cards e Orange is The New Black, que foi considerada revolucionária, foi o lançamento de todos os episódios de uma vez só. Essa estratégia basicamente criou o que se convencionou a chamar de binge watching, ou maratonas de séries, que consiste em assistir tudo de uma vez, algo impossível em episódios lançados semanalmente na TV.
Leia mais:
- Stranger Things: Burger King lança combo especial da série
- “Stranger Things”: 4ª temporada terá episódios do tamanho de filmes
- “Stranger Things”: Finn Wolfhard é o único que conhece premissa de spin-off
As maratonas são outro ponto que faz com que as horas assistidas aumentem. No entanto, em algumas séries, a Netflix tem colocado um intervalo e lançado temporadas de séries importantes em volumes. No caso de Stranger Things 4, o volume 1 tem sete episódios e o volume 2 tem outros dois episódios, incluindo um season finale de 2 horas e meia.
A motivação é simples: hype. Ao dividir a temporada, a Netflix ganha duas maratonas, além de uma semana de expectativa sobre o que vai acontecer na segunda parte. Além de Stranger Things 4, a mesma estratégia foi usada em séries como La Casa de Papel, finalizada em 2021, e Ozark, que acabou já este ano.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
O post Por que os episódios de Stranger Things 4 são tão longos? apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte do Artigo
Tags:
#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions