Polêmica envolvendo MC Gui acende debate sobre respeito a pacientes com câncer

351
Anúncio Patrocinado


Um vídeo gravado pelo MC Gui, na Disney, em que mostra uma menina vestida como a personagem Boo, do filme “Monstros S.A”, levantou o debate sobre o respeito a pessoas que enfrentam um câncer. A pequena, que nas redes sociais é chamada de Jully, aparentava estar no tratamento contra a doença, por não ter sobrancelhas e parecer usar uma peruca. Ao perceber que estava sendo gravada por pessoas que riam dela, a menina ficou visivelmente constrangida. O vídeo sofreu uma enxurrada de críticas nas redes sociais. O MC pediu desculpas.

A queda de cabelo é um dos principais efeitos colaterais da quimioterapia em crianças. A mudança no visual pode acabar afetando a autoestima do pequeno paciente, que fica mais suscetível ao bullying.

— A queda capilar pode impactar, sim, na autoestima, principalmente nos adolescentes, mas também nas crianças, ao se compararem com outros amigos — destaca Carmen Fiori, oncologista pediátrica e membro do conselho científico do Instituto Ronald McDonald.

Para Carlos Linhares, psicólogo e professor do IBMR, é fundamental que a família procure ajuda psicológica desde o diagnóstico do câncer.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

— A autoestima da criança começa a ser afetada a partir do momento que ela se dá conta de que está enfrentando uma doença grave. A partir deste ponto, a família deve procurar auxílio psicológico para lidar com as mudanças — diz Carlos Linhares, psicólogo e professor do IBMR.

LEIA MAIS: MC Gui se desculpa após polêmica sobre vídeo rindo de criança na Disney

O tratamento contra a doença normalmente afasta — por um período — o paciente do convívio da sociedade.

— Com o avanço da ciência, o câncer tem se tornado uma doença crônica, que possibilita que o paciente estude, trabalhe e vá à Disney. Por isso, é preciso que as pessoas tenham empatia e respeitem — diz Natalia Baratta Gil, psico-oncologista da Oncoclínicas Rio de Janeiro.

xbullying-bemviver.jpg.pagespeed.ic.rWFIOInqeD Polêmica envolvendo MC Gui acende debate sobre respeito a pacientes com câncer

Bullying em pauta

O influenciador digital Felipe Neto saiu em defesa de Jully, dizendo que “tratar mal uma criança, em qualquer aspecto, é uma das mais profundas dores que você pode deixar no mundo”. Ele ainda convocou seus fãs a compartilharem mensagens como a dele para que “nunca mais uma criança seja ridicularizada dessa maneira e para que a luta contra o bullying e a humilhação ganhe ainda mais força”.

xbullying-bemviver.jpg.pagespeed.ic.rWFIOInqeD Polêmica envolvendo MC Gui acende debate sobre respeito a pacientes com câncer

“Einstein disse: “A palavra progresso não terá qualquer sentido enquanto houver crianças infelizes” – Tratar mal uma criança, em qualquer aspecto, é uma das mais profundas dores que você pode deixar no mundo. Tudo que eu queria era poder abraçar Jully, olhar em seus olhos e fazer uma palhaçada para lhe arrancar um sorriso no meio dessa dor que ela está passando (câncer, quimioterapia e a exposição vexatória). Como não podemos, que pelo menos passemos essa mensagem adiante, para que nunca mais uma criança seja ridicularizada dessa maneira e para que a luta contra o bullying e a humilhação ganhe ainda mais força!”, compartilhou o influenciador digital em sua conta no Instagram.





Fonte do Artigo
Tags:

#noticia #novidades #noticias #venezuela #seo #instagram #cicpc #policia #ultimahora #seguridade #informacao #paz #urgente #policiacientifica #criminalisticcicpc #crimes #extra #ultimahoranoticia #brazil247 #governo #brasil247 #bolsonaro #jornalismo #informacoes #news #jornal #tiktok #fgts #pis #caixa #loterias #megasena #lotofacil #megamania #sus #ibge

Anúncio