Pix bate recorde de aceitação e pode ultrapassar boleto

16
Anúncio Patrocinado


O índice de aceitação do Pix como forma de pagamento no e-commerce atingiu 64,4% em janeiro, um novo recorde para o sistema de transações instantâneas do Banco Central (BC). O resultado foi divulgado nesta terça-feira (8) pela consultoria Gmattos.

Vale notar que em janeiro de 2021, poucos meses após a ativação do serviço, essa taxa era de 16,9%. Caso o ritmo de crescimento seja mantido, há a possibilidade do Pix ultrapassar a aceitação do boleto bancário no comércio online já nos próximos meses.

Por ora, o Pix ocupa a terceira posição neste ranking, atrás do cartão de crédito (aceito em 98,3% do comércio online) e do boleto (aceito em 74,6% das lojas virtuais). O levantamento mais recente considera os dados de 59 lojas, que juntas respondem pela fatia de 85% do varejo eletrônico do Brasil.

PIX1 Pix bate recorde de aceitação e pode ultrapassar boleto
Pix pode ultrapassar boleto em aceitação no e-commerce nos próximos meses. Imagem: Rafapress/iStock

Entretanto, segundo o cofundador e CEO da Gmattos, Gastão Mattos, o avanço do Pix não significa uma queda imediata na aceitação do boleto. “Percebemos que o boleto preenche um espaço necessário. Uma parte das pessoas fica à margem do consumo sem essa opção”. Tanto é que a taxa referente à modalidade de pagamento permaneceu estável ao longo de 2021.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

O mesmo não pode ser dito do cartão de débito, que era aceito por 37,3% das empresas e caiu para 30,5% no mês passado. “O Pix está batendo o débito por sua usabilidade ser muito melhor no e-commerce”, comentou Mattos.

Pix x boleto

A aceitação do Pix nas lojas on-line, segundo o executivo, pode alcançar o boleto até maio. “Já são 120 milhões de chaves habilitadas e esse é o principal assunto da indústria”. Dentre as suas principais vantagens estão os custos mais baixos de adesão e a velocidade nas transações. 

Apesar das facilidades, outros especialistas apontam que, considerando as diferenças regionais e sociais do Brasil, o uso do boleto ainda será relevante. Para Marcelo Martins, diretor da Associação Brasileira de Fintechs (ABFintech), será “um movimento de longo prazo” até o boleto começar a perder força. 

Leia mais:

Em relação à segurança, Mattos afirma que os casos de vazamento de chaves, apesar de negativos, não abalam a confiabilidade do Pix entre os consumidores — vale lembrar que na última semana, o BC informou um novo vazamento de dados, o terceiro nos últimos seis meses.

Dentre os fatores que podem ajudar a manter o seu crescimento, estão as novas funcionalidades que serão implementadas em breve, como a possibilidade do parcelamento de compras, por exemplo. Alguns lojistas também oferecem descontos para quem opta pelo pagamento instantâneo.

Por fim, sobre as carteiras digitais, como Apple Pay e Google Pay, o índice de aceitação em janeiro de 2021 ficou em 45,8% no comércio eletrônico, já acima do cartão de débito.

Fonte: Valor Econômico

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Pix bate recorde de aceitação e pode ultrapassar boleto apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte do Artigo
Tags:

#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions

Anúncio