Pesquisadores encontram rastros de supernova que ocorreu há 1.700 anos

30
Anúncio Patrocinado


Quando uma estrela chega ao fim de sua vida, passa por um processo seguido de uma grande explosão chamado supernova. Conforme a onda de choque resultante viaja pelo espaço, uma remanescente é criada e pode existir por milhares de anos. Um desses vestígios foi encontrado e faz parte de um fenômeno que ocorreu há 1.700 anos.  

Para determinar a idade da onda remanescente, os pesquisadores do Telescópio Hubble – responsáveis também por fotografar o vestígio – compararam o acontecido com imagens tiradas com dez anos de intervalo.  

Com isso, foi possível ver como os aglomerados de material ejetado, também conhecido como nós, estavam se espalhando com o tempo. Executando cálculos de trajetória, os pesquisadores determinaram a hora que a supernova deve ter ocorrido.  

Este resultado difere de tentativas anteriores de identificar a idade do remanescente, que usava informações de câmeras diferentes. Ao usar os dados de um mesmo equipamento, a nova indicação é mais precisa.  

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

“Um estudo anterior comparou imagens tiradas com anos de intervalo com duas câmeras diferentes do Hubble, a Wide Field Planetary Camera 2 e a Advanced Camera for Surveys (ACS)”, explica Danny Milisavljevic, líder de pesquisa e membro da Purdue University.  

“Mas nosso estudo compara dados obtidos com a mesma câmera, a ACS, tornando a comparação mais robusta; os nós eram muito mais fáceis de rastrear usando o mesmo instrumento. É uma prova da longevidade do Hubble o fato de podermos fazer uma comparação tão clara de imagens tiradas com dez anos de intervalo”, completa.  

Estrela de nêutrons 

Quando a supernova ocorre, além da onda resultante, o fenômeno também enviou o coração da estrela pelo espaço. Os pesquisadores conseguiram identificar um objeto com as mesmas características da explosão, mas ainda não têm certeza se é o que estão procurando.  

“Investigações mais recentes questionam se o objeto é realmente a estrela de nêutrons sobrevivente da explosão da supernova. É potencialmente apenas um amontoado compacto de material ejetado, e nossos resultados geralmente apoiam essa conclusão”, comenta John Banovetz, outro envolvido no estudo.   

Via: Digital Trends

O post Pesquisadores encontram rastros de supernova que ocorreu há 1.700 anos apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte do Artigo
Tags:

#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions

Anúncio