Peixes-bois são devolvidos à natureza na Amazônia; veja vídeo

116
Anúncio Patrocinado


RIO — Doze peixes-bois, uma espécie ameaçada de extinção, foram devolvidos à natureza neste fim de semana na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçu-Purus, a 173 km de Manaus. A iniciativa integra o Programa de Reintrodução de Peixes-bois do Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, realizado em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Esta foi a maior reintrodução de peixes-bois da História na Amazônia. O programa, que atua há 18 anos na conservação de mamíferos aquáticos da Amazônia, devolveu aos rios da região mais de 30 animais que foram vítimas da caça ilegal.

— A reintrodução dos peixes-bois para a natureza nos mostra que conseguimos concluir com os objetivos de resgatar, reabilitar e devolver esses animais, que estão ameaçados de extinção, à natureza — explica a pesquisadora do Inpa e coordenadora do projeto, Vera da Silva.

Responsável pelo programa de reintrodução, Diogo de Souza assinala que a iniciativa não seria possível sem o apoio da comunidade:

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

— São eles que fazem o monitoramento por telemetria dos peixes-bois que recebem o cinto com o transmissor e conseguem coletar dados que ajudam na pesquisa para conservação — diz o biólogo.

Antes de devolver os animais à natureza, os pesquisadores batizaram um dos peixes-bois, que, até agora, atendia pelo número #183. Com isso, ele voltou ao rio chamando-se Iberaba, que significa “o brilho da água”. Iberaba foi a estrela do projeto “Peixe-boi sem nome não tem graça”.



Fonte do Artigo

Anúncio