Passar muito tempo sentado aumenta risco de Alzheimer, alerta estudo

4
alzheimer
Anúncio Patrocinado


Passar longos períodos sentado ou deitado diariamente pode elevar significativamente o risco de desenvolver Alzheimer, segundo um estudo publicado na revista Alzheimer’s & Dementia.

A pesquisa, liderada pelas neurologistas Angela Jefferson, da Universidade Vanderbilt, e Marissa Gogniat, da Universidade de Pittsburgh, acompanhou mais de 400 adultos com 50 anos ou mais ao longo de sete anos.

Descobertas do estudo

  • Os participantes usaram dispositivos que monitoraram sua atividade física semanalmente.
  • Ao final do estudo, exames cerebrais e testes cognitivos revelaram que aqueles que passavam mais tempo em comportamento sedentário apresentavam sinais mais acentuados de neurodegeneração e declínio cognitivo — mesmo quando praticavam exercícios regularmente.
  • “Exercitar-se uma vez por dia não é suficiente”, alerta Gogniat. “É essencial também reduzir o tempo total sentado.”

Leia mais:

  • Como o Alzheimer afeta o corpo e o cérebro do ser humano?
  • 5 sinais na fala que podem indicar Alzheimer
  • Quem foi pessoa mais jovem já diagnosticada com Alzheimer?
O sedentarismo já é conhecido por aumentar riscos cardíacos; agora, também preocupa pela saúde mental (Imagem: SewCreamStudio/Shutterstock)

Fator genético também tem influência

A pesquisa também identificou que indivíduos com o alelo APOE-e4 — um fator genético associado ao Alzheimer — estavam ainda mais vulneráveis aos efeitos do sedentarismo.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

Esses achados reforçam evidências anteriores de que permanecer sentado por mais de 10 horas por dia está relacionado ao aumento do risco de Alzheimer e outras formas de demência. Especialistas recomendam levantar-se a cada 30 minutos para caminhar e manter o cérebro saudável.

Além do Alzheimer, o comportamento sedentário já era conhecido por estar ligado a doenças cardiovasculares e problemas metabólicos. Para Angela Jefferson, a mensagem é clara: “Fazer pausas ao longo do dia e se mover com frequência é vital para a saúde cerebral.”

doenca-de-alzheimer-1024x576 Passar muito tempo sentado aumenta risco de Alzheimer, alerta estudo
Mesmo praticando exercícios com certa regularidade, ficar sentado por longos períodos pode prejudicar a saúde cerebral – Imagem: DedMityay / Shutterstock.com

O post Passar muito tempo sentado aumenta risco de Alzheimer, alerta estudo apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte do Artigo
Tags:

Gestor de Tráfego

#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions