Para sobreviver, a salvação da Intel poder ser uma divisão

3
Para sobreviver, a salvação da Intel poder ser uma divisão
Anúncio Patrocinado


A Intel enfrenta uma crise financeira e tecnológica prolongada e pode precisar se dividir para competir com rivais como a TSMC e a Samsung, segundo uma análise do Wall Street Journal.

Tradicionalmente, a empresa projetava e fabricava seus próprios chips, mas perdeu liderança para fabricantes terceirizados, que agora produzem para concorrentes como AMD e Nvidia.

Essa perda de vantagem reduziu sua margem de lucro e fez suas ações despencarem, enquanto as de concorrentes dispararam.

Divisão entre design e fabricação de chips pode ser chave para reconquistar clientes e equilibrar prejuízos bilionários – Imagem: canon_photographer/Shutterstock

O ex-CEO Pat Gelsinger tentou recuperar o terreno investindo pesado na transformação da Intel em uma fabricante terceirizada de chips, mas foi demitido após resultados insatisfatórios. Seu sucessor, Lip-Bu Tan, assumiu o comando em março, mas ainda não detalhou planos claros para o setor de manufatura.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

Leia mais:

  • Lunar Lake: Novos chips da Intel adotam ‘padrão Apple’ para rodar IA em PCs
  • Qual processador comprar? Como escolher o modelo ideal para PC
  • O que é a guerra dos chips entre Estados Unidos e China?

Benefícios da separação de setores

  • Separar a área de design da de fabricação pode ser estratégico.
  • Clientes em potencial para as fábricas da Intel, como AMD e Nvidia, são também concorrentes em design e podem evitar contratar uma empresa que também projeta chips.
  • A separação também ajudaria a mudar a cultura interna da Intel, focando mais no atendimento ao cliente.
fachada_intel-1024x683 Para sobreviver, a salvação da Intel poder ser uma divisão
Prejuízos e pressão do mercado levam a Intel a estudar uma possível cisão estrutural (Imagem: Tada Images/Shutterstock)

Medidas para uma cisão já foram tomadas

A empresa já deu alguns passos na direção da cisão, criando uma estrutura de fundição interna e prometendo transformar a divisão de fábricas em uma subsidiária independente.

No entanto, a unidade acumula prejuízos bilionários e atrai poucos clientes importantes. A Intel busca investidores estratégicos para sustentar essa divisão.

Com US$ 9 bilhões em caixa e ativos valiosos, a Intel ainda pode resistir unificada. Mas cresce a percepção no mercado de que a cisão é inevitável — e que a dúvida não é mais se, mas quando isso acontecerá.

fachada_intel-1024x683 Para sobreviver, a salvação da Intel poder ser uma divisão
Superada pelos concorrentes, a Intel está em busca de soluções para se recuperar no mercado (Imagem: Tada Images/Shutterstock)

O post Para sobreviver, a salvação da Intel poder ser uma divisão apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte do Artigo
Tags:

Gestor de Tráfego

#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions