Ocyan abre inscrições de startups para concurso de inovação em óleo e gás

161
Anúncio Patrocinado


Começam hoje as inscrições de startups no concurso da Ocyan Waves, a plataforma de inovação da provedora de serviços para o setor de óleo e gás Ocyan, que é controlada pela Odebrecht.

As startups estão sendo convidadas a criar soluções para desafios em oito áreas do negócio (tanto administrativas quanto operacionais), identificados a partir das demandas dos clientes da Ocyan. Procuram-se ideias para melhorar a comunicação com funcionários que estão trabalhando em alto mar, para digitalizar os documentos a bordo das embarcações e para administrar o recebimento e a expedição de materiais para plataformas, por exemplo. As propostas podem ser submetidas até 28 de abril.

“A inovação é muito importante para o setor de petróleo. As empresas precisam cada vez mais usar a tecnologia para reduzir custos e aumentar sua eficiência”, diz Rodrigo Lemos, diretor de produção offshore da Ocyan e líder da plataforma Waves. “A demanda dos clientes por novas soluções cresceu nos últimos anos, quando os preços de óleo e gás caíram.”

O processo vai ter quatro fases. Depois de uma peneira inicial, até 20 startups terão oportunidade de apresentar um pitch da sua proposta. Após o pitch, as empresas selecionadas seguirão para a imersão, da qual sairão oito startups – uma para trabalhar em cada desafio – que receberão apoio financeiro e técnico da Ocyan para desenvolver os pilotos das soluções sugeridas. Se os projetos derem certo, as startups podem ser incluídas na carteira de fornecedores da Ocyan.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

“Funcionários dos departamentos que propuseram os desafios vão se envolver diretamente no desenvolvimento dos protótipos. Queremos que, ao final, as oito finalistas sejam contratadas”, diz Lemos. O investimento na plataforma e no concurso neste ano é estimado em 1 milhão de dólares, sem contar os valores gastos nos pilotos.

A candidata ideal a participar do concurso é a startup que já esteja em atividade e possa comprovar o desenvolvimento de no mínimo um produto viável e testado em pequena escala ou que esteja no mercado. Pode ser o caso, por exemplo, de uma empresa que criou uma solução para outro segmento que pode ser adaptada para as demandas identificadas pela Ocyan. Os encontros das equipes das startups com a companhia serão realizados na capital fluminense e na cidade de Macaé, no litoral.

O desafio de startups é o primeiro projeto da plataforma Ocyan Waves, uma iniciativa para impulsionar o esforço de inovação da Ocyan e fomentar o setor de tecnologia em óleo e gás. A provedora de serviços já tem um cronograma de cinco anos para ampliar a empreitada, que no futuro pode oferecer programas de aceleração e mentoria. Existem cerca de 30 startups especializadas nesse setor no Brasil, segundo a consultoria Innoscience, responsável pela estruturação do desafio. Todas estão nas regiões sul e sudeste, sendo 65% no Rio de Janeiro, estado que concentra a produção brasileira de petróleo no mar, 10% em São Paulo, 10% em Santa Catarina e o restante nos demais estados.



Fonte do Artigo

#marketingdigital #marketing #seo #digitalmarketing #socialmedia #socialmediamarketing #business #contentmarketing #onlinemarketing #empreendedorismo #branding #entrepreneur #o #marketingtips #startup #smallbusiness #advertising #entrepreneurship #marketingonline #marketingstrategy #sucesso #success #webdesign #instagram #follow #like #sales #design #socialmediatips

Anúncio