Nesta terça-feira, o Real Madrid anunciou a demissão de Santiago Solari e, ao mesmo tempo, o retorno de Zinedine Zidane. Vivendo uma das fases mais conturbadas de sua história, a chegada do treinador francês pode trazer mudanças necessárias para o clube espanhol.
Conhecedor do clube, com histórico vitorioso, a chegada de Zidane pode melhorar a situação de jogadores criticados do elenco, como Marcelo e Isco, além de potencializar o interesse por Hazard. Em momento de reformulação, Bale não tem histórico positivo com o francês e a contratação do técnico pode sacramentar sua saída.
CONHECIMENTO E MENOS PRESSÃO
Ao contrário de Lopetegui e Solari, Zidane tem um alto conhecimento do Real Madrid. Como jogador, foram cinco anos de clube e, depois, como treinador, foram dois anos treinando o Real Madrid B e mais três anos vitoriosos na equipe principal. Além de tempo de casa, Zizou tem um bom relacionamento com a diretoria. Estabilidade não vai faltar, ao contrário dos treinadores anteriores.
RETROSPECTO
Em um dos piores momentos de sua história, o Real Madrid aposta em uma fórmula vencedora. Uma opção caseira e vitoriosa. Como treinador, Zidane comandou a equipe em 149 partidas, com 105 vitórias, 28 empates e 16 derrotas, a metade de Solari, que, em seis meses, perdeu oito.
CONTRATAÇÕES
Quando ainda estava sem clube, Zidane foi especulado no Chelsea. Segundo a imprensa inglesa, o francês exigia ter “carta branca” comandar o departamento de futebol, principalmente em contratações. O Real Madrid vive um momento de transição e aposta em uma renovação. Além disso, tem dinheiro para gastar. Mais um trunfo para Zizou.
RENOVAÇÃO
Zidane foi responsável por tirar o melhor dos atuais jogadores consagrados do elenco, como Modric, Marcelo, Casemiro e Sergio Ramos. Em fase ruim, a chegada do francês pode ser um alento, principalmente, para Marcelo, que vive fase conturbada e é vítima de muitas críticas. Com Zidane, o jogador pode ganhar mais um estímulo, recuperar seu futebol e permanecer.
SAÍDA DE BALE
Contestado e acusado de não ter boa relação com o elenco, Bale é um dos atletas na mira para deixar o clube. Com a saída de Cristiano Ronaldo, o galês ficou como o responsável para assumir o protagonismo, mas não o fez. Na época de Zidane, o atacante já tinha algumas rusgas com o francês. A chegada do treinador pode sacramentar sua saída.
NOVOS ESTÍMULOS
Isco e Asensio também também estão cotados para sair, mas por motivos diferentes. O atacante é costumeiramente especulado na Juventus, enquanto o meia teve problemas de relacionamento com Solari e, ao invés de lutar pela titularidade, se conformou com a reserva. Os dois jogadores, com Zidane, tiveram grande desempenho e eram peças coringas. Com o francês, os atletas podem ganhar um estímulo a mais.
HAZARD
Principal foco na janela de transferências pelo Real Madrid, Hazard, que ainda não renovou com o Chelsea, declarou que já decidiu qual vai ser o próximo passo de sua carreira. Na última janela, o belga elogiou Zidane e disse querer trabalhar com o treinador. Com a volta do francês, os Merengues ganham fôlego na disputa por um dos principais jogadores do mundo.
*sob a supervisão de Leonardo Martins