SÃO PAULO – “Seria importante um Oscar neste momento em que estamos porque certamente abriria os olhos do governo para uma indústria que vem produzindo muito. Se viesse, seria um tapa na cara de um governo que não acredita em cultura”, afirmou o produtor Rodrigo Teixeira ao apresentar o filme “A vida invisível”, na Mostra de Cinema de São Paulo, na noite desta sexta-feira, no Theatro Municipal de São Paulo.
Escolhido para representar o Brasil em Hollywood, o longa, dirigido por Karim Aïnouz, começou nesta semana sua campanha de promoção nos Estados Unidos para a conquista de uma indicação ao prêmio de melhor longa internacional no Oscar.
Com ovações e um grande coro de “Parabéns a você”, Fernanda Montenegro, que completou 90 anos nesta quarta (16) e faz uma participação especial no longa, foi a presença mais celebrada da noite. Última a falar antes do início da projeção, ela comparou os artistas a artesãos e disse que tem “75 anos de artesanato” no teatro e no cinema.
A atriz também celebrou a indústria do audiovisual e disse não entender por que razão “querem nos destacar do nosso trabalho”:
— E, no entanto, os filmes estão aparecendo, contra tudo e contra todos. Estamos vivos, absolutamente vivos — disse ela.
Antes, Karim leu uma carta em que lembrou:
— Sobre as escadarias lá fora, já se sentaram Cacilda Becker, Walmor Chagas e tantos outros artistas que, em plena ditadura militar lutaram pela defesa de uma arte livre e sem censura. Sob este teto em que estamos hoje, há quase cem anos se deu a Semana de 1922, provocativa, irreverente, antropofágica, que veio romper com o tradicional e consagrado, e foi movida pela pergunta: “Que Brasil somos, que Brasil queremos ser?”
Fonte do Artigo
Tags:
#noticia #novidades #noticias #venezuela #seo #instagram #cicpc #policia #ultimahora #seguridade #informacao #paz #urgente #policiacientifica #criminalisticcicpc #crimes #extra #ultimahoranoticia #brazil247 #governo #brasil247 #bolsonaro #jornalismo #informacoes #news #jornal #tiktok #fgts #pis #caixa #loterias #megasena #lotofacil #megamania #sus #ibge