A Casa Branca divulgou um comunicado nesta terça-feira (16) alertando sobre possíveis “consequências catastróficas” que podem ser causadas pelos dois recentes surtos de Ebola, ocorridos na República Democrática do Congo (RDC) e na Guiné.
Esta foi a primeira manifestação da gestão de Joe Biden sobre as novas contaminações e divulgada por meio de uma nota assinada por Jen Psaki, secretário de imprensa da Casa Branca. Segundo Psaki, o presidente Joe Biden já foi informado sobre a situação na África Central e Ocidental.
“Enquanto o mundo está se recuperando da pandemia COVID-19 em andamento, o ebola voltou a emergir, simultaneamente, na África Central e Ocidental. O mundo não pode se dar ao luxo de virar para o outro lado”, escreveu o secretário. “Devemos fazer tudo ao nosso alcance para responder de forma rápida, eficaz e com recursos proporcionais para parar esses surtos antes que se tornem epidemias em grande escala”, completou.
Até o momento, foram confirmados dois surtos localizados de Ebola, um na cidade de Butembo, no Norte da República Democrática do Congo, que foi o epicentro do segundo maior surto de ebola do mundo e um outro N’Zerekore, no Sudeste da Guiné, cidade onde surgiram os primeiros casos da epidemia da doença que durou entre 2013 e 2016.
![[Tags] Remocao-de-cadavares-das-vitimas-de-Ebola-na-Nova-Guine-foto-Martine-Perret-UN_201501170001-850x566-1 Novos surtos de Ebola podem trazer “consequências catastróficas”, alerta Casa Branca](https://olhardigital.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Remocao-de-cadavares-das-vitimas-de-Ebola-na-Nova-Guine-foto-Martine-Perret-UN_201501170001-850x566-1.jpg)
Países vizinhos em alerta
Psaki também afirmou que o assessor de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, conversou com os embaixadores da Guiné e de RDC, além dos representantes dos países vizinhos, Serra Leoa e Libéria “para transmitir a vontade dos Estados Unidos de trabalhar em estreita colaboração” com as nações.
“Sullivan enfatizou o compromisso do presidente Biden em fornecer a liderança dos EUA para fortalecer a segurança da saúde e criar sistemas melhores para prevenir, detectar e responder a emergências de saúde”, afirmou Psaki. “Os surtos exigem uma resposta rápida e avassaladora para evitar consequências catastróficas”, completou.
Na última sexta-feira (12), funcionários da Organização Mundial da Saúde (OMS) informaram que estão transportando vacinas para Butembo, que é uma cidade de difícil acesso. Além disso, Libéria e Serra Leoa, que fazem fronteira com a Guiné e já foram colocados em alerta máximo visando reduzir o espalhamento do vírus.
O Ebola se espalha através do contato direto com o sangue ou fluidos corporais de pessoas que estão doentes ou que morreram da doença. A taxa de letalidade varia de um surto para o outro, mas é de em média 50%, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
O post Novos surtos de Ebola podem trazer “consequências catastróficas”, alerta Casa Branca apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte do Artigo
Tags:
#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions