Nova bateria de íons de sódio pode substituir as de lítio atuais

100
Anúncio Patrocinado



20200603093245_860_645_-_bateria_de_Ions_de_sodio Nova bateria de íons de sódio pode substituir as de lítio atuais

Pesquisadores da Universidade Estadual de Washington e do Laboratório Nacional do Noroeste do Pacífico, nos EUA, desenvolveram um novo tipo de bateria baseado em íons de sódio (Na-Ion), que armazena tanta energia e funciona tão bem quanto as atuais baterias de íons de lítio (Li-Ion), mas usa materiais mais baratos e mais abundantes.

As baterias de íons de lítio tem atualmente o melhor equilíbrio entre custo, desempenho e densidade energética (quantidade de energia armazenada em um dado volume do material), e por isso são amplamente usadas em eletrônicos como notebooks, tablets, smartphones e até mesmo carros elétricos.

Entretanto, são inerentemente instáveis, com grande risco de incêndio caso deformadas, perfuradas ou sobrecarregadas. Além disso, usam materiais caros como o Cobalto, oriundos de áreas de conflito e extraídos em condições muitas vezes desumanas.

20200603093245_860_645_-_bateria_de_Ions_de_sodio Nova bateria de íons de sódio pode substituir as de lítio atuais
Reprodução

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

Baterias de Íons de Lítio são naturalmente instáveis, e tendem a pegar fogo se deformadas, perfuradas ou sobrecarregadas. Fonte: Shutterstock

Já as baterias de íons de sódio usam um material barato, o sódio, abundante na crosta terrestre e em nossos oceanos. Seu potencial já era conhecido, mas o desafio era que elas não conseguiam armazenar tanta energia quanto as baterias de íons de lítio e tinham problemas na recarga.

Para resolver o problema a equipe criou um cátodo de óxido metálico em camadas e um eletrólito líquido contendo íons de sódio extras para criar uma “sopa” que tem melhor interação com o cátodo. O eletrólito foi feito de forma a impedir a formação de cristais de sódio, permitindo o movimento contínuo de íons e a geraçao de energia sem empecilhos.

Segundo a equipe, o novo cátodo trouxe os melhores resultados já vistos em uma bateria do seu tipo. Ela consegue armazenar tanta energia quanto algumas formulações atuais de íons de lítio, e manter 80% da capacidade mesmo após mil ciclos de carga.

Os pesquisadores afirmam que há interesse em muitas áreas pela substituição das baterias de íons de lítio por equivalentes de íons de sódio. Atualmente eles trabalham no aprioramento do projeto, pesquisando diferentes materiais que podem ser usados em sua construção.

Fonte: SlashGear



Fonte do Artigo
Tags:

#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions

Anúncio