A NASA está prestes a realizar o primeiro voo do X-59, sua aeronave supersônica experimental projetada para voar mais rápido que o som sem o tradicional estrondo sônico.
O teste inicial será um voo em baixa altitude, a cerca de 385 km/h, com foco na checagem de sistemas e na segurança antes de voos mais ousados.
“Existe muita confiança envolvida em voar algo novo”, disse Nils Larson, piloto-chefe de testes. “Você confia nos engenheiros, nos mantenedores, nos projetistas — em todos que tocaram na aeronave. E se eu não me sentir confortável, não entro.”
Tecnologia para reduzir riscos
- Para garantir voos seguros, a aeronave conta com múltiplas camadas de proteção.
- O Sistema de Instrumentação de Teste de Voo (FTIS) monitora mais de 20 mil parâmetros em tempo real, registrando áudio, vídeo e dados de sensores.
- “Antes mesmo da decolagem, é reconfortante saber que o sistema já passou por mais de 200 dias de trabalho”, afirmou Shedrick Bessent, engenheiro da NASA.
Leia mais
- NASA quer criar rede de proteção contra tempestades solares com a SpaceX
- NASA estuda destruir satélite vital para pesquisas climáticas
- Nomeação de novo chefe da NASA rompe tradição; entenda
![[Tags] image-72-1024x682 NASA se prepara para o primeiro voo do X-59, avião supersônico silencioso](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2025/09/image-72-1024x682.png)
O X-59 utiliza tecnologia fly-by-wire, que substitui cabos e polias tradicionais por comandos eletrônicos, além de sistemas redundantes de energia, hidráulica e computadores para manter o controle mesmo em caso de falha.
Também possui um sistema de reinicialização de emergência com hidrazina, capaz de religar o motor em pleno voo.
Foco no piloto
Larson voará equipado com traje de contrapressão e oxigênio suplementar para suportar altitudes de até 55 mil pés, mais que o dobro da de aviões comerciais. A aeronave também possui assento ejetável e canopy adaptados de um T-38, garantindo mais uma camada de segurança.
Com engenharia de ponta e um extenso histórico de testes, o X-59 se aproxima do momento de decolar, prometendo inaugurar uma nova era de voos supersônicos silenciosos.
![[Tags] image-72-1024x682 NASA se prepara para o primeiro voo do X-59, avião supersônico silencioso](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2025/09/image-73-1024x683.png)
O post NASA se prepara para o primeiro voo do X-59, avião supersônico silencioso apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte do Artigo
Tags:
#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions