Não é só gravidez: veja 5 motivos que explicam o atraso menstrual 

3
Anúncio Patrocinado


Se você é um reloginho quando o assunto é ciclo menstrual, apenas um dia de atraso se torna motivo de preocupação, e a primeira coisa que vem em mente é: gravidez. Tem ainda aquelas mulheres que sofrem com ciclos mais irregulares, levando até uma semana para perceber que algo está diferente, e mesmo aqui o receio de uma gestação não planejada também ocorre. 

Quando falamos de alterações do ciclo menstrual é preciso pensar, no entanto, na relação direta entre a saúde integral da mulher e suas taxas hormonais, pois a menstruação depende de um equilíbrio perfeito dos hormônios que vem do sistema nervoso central, que comandam os ovários e podem sofrer interferências de diversas partes. 

Leia mais! 

A menstruação é um indicador de como está a sua saúde, então, independentemente do tipo de atraso, o importante é estar atenta a frequência do seu ciclo e acender um sinal de alerta a qualquer mudança. 

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

Mais do que uma gestação, o atraso menstrual pode ser um sintoma que esconde alguma doença ou desequilibro no seu organismo. Por isso, a ginecologista e uroginecologista da Faculdade de Medicina da USP e Hospital das Clínicas, Dra. Débora Oriá, separou 5 motivos que podem estar bagunçando o seu ciclo e você nem imagina. Confira

shutterstock_absorvente-menstruacao-1 Não é só gravidez: veja 5 motivos que explicam o atraso menstrual 
Imagem: Alina Kruk/Shutterstock

Cinco motivos que podem explicar o atraso menstrual 

  1. Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) 

Uma das doenças que mais alteram o ciclo menstrual, por exemplo, é a Síndrome dos Ovários Policísticos, mais conhecida como SOP. Nessa condição, a paciente sofre de um distúrbio hormonal que causa o aumento no tamanho dos ovários e o surgimento de pequenos cistos ao redor deles. Isso desencadeia alguns sintomas, como o atraso menstrual, acne, excesso de pelos, obesidade e até problemas de infertilidade. 

Em 2022, a atriz Larissa Manoela revelou em seu Twitter que foi diagnosticada com SOP, o que colocou holofotes sobre a doença pouco discutida, até então, entre as mulheres.

  1. Hipertireoidismo 

A glândula da tireoide é a responsável por controlar diversas funções do nosso organismo, inclusive, a regularidade do ciclo menstrual. 

“Nos casos de hipertireoidismo, a tireoide trabalha mais e produz hormônio em excesso, o que acelera todo o metabolismo do corpo, causando intervalos maiores entre os ciclos, diminuição do fluxo menstrual e até ausência de menstruação”, explica a médica. 

  1. Fatores emocionais 

Sim, as emoções também interferem no seu ciclo menstrual e isso não é uma lenda familiar. Quando passamos por um período de estresse e ansiedade é normal que o corpo libere na corrente sanguínea um hormônio chamado cortisol. Mas, quando essa quantidade é grande e constante, ela pode alterar a menstruação. 

Isso porque o cortisol é um dos hormônios que participa da regulação hormonal no hipotálamo. E caso ele esteja em excesso pode desequilibrar a produção de vários hormônios, inclusive os sexuais femininos estrogênio e progesterona, produzidos nos ovários e responsáveis por regular a menstruação. 

  1. Medicações antidepressivas 

O uso de antidepressivos é outra causa comum para o atraso menstrual. Isso ocorre porque esse tipo de medicação pode fazer com que a hipófise, glândula endócrina, produza mais prolactina do que deveria, alterando o seu próprio funcionamento. 

“Sem uma hipófise equilibrada, de onde vem os hormônios reguladores dos ovários (LH e FSH), não somos capazes de produzir os hormônios que mantêm o ciclo natural da mulher na quantidade correta. Então, se você é uma paciente que toma antidepressivos e percebeu algum atraso, não pare sua medicação. Procure por um ginecologista que possa cuidar de você em sintonia com o seu psiquiatra”, orienta a especialista. 

  1. Restrição alimentar 

Você pode não ter pensado nessa relação, mas a alimentação também pode mexer com o ciclo menstrual da mulher quando a dieta se torna muito restritiva. A falta ou redução brusca de certos nutrientes conseguem gerar desequilíbrios hormonais, ou, até mesmo, obrigar o organismo a priorizar algumas funções. Ou seja, com uma quantidade insuficiente de nutrientes, o corpo usa sua energia para funções mais essenciais e deixa de regular o ciclo menstrual. 

A especialista ressalta ainda que a melhor prevenção é cuidar muito bem do corpo e da mente, alimentando-se de maneira adequada, mantendo consultas e exames em dia, praticando atividades que proporcionem relaxamento e nunca se esquecendo de monitorar o calendário menstrual. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Não é só gravidez: veja 5 motivos que explicam o atraso menstrual  apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte do Artigo
Tags:

Gestor de Tráfego

#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions

Anúncio