A GSMA, associação global que representa os interesses das operadoras móveis de todo o mundo, revelou, durante o MWC 2023, que o 5G deve se tornar o meio de acesso à internet mais popular até o final desta década.
O 4G chegou em 2009 e concentra cerca de 60% dos acessos à rede móvel do mundo. Até 2030, esse percentual deve cair para 36%. Ao mesmo tempo, o 5G vai se tornar mais acessível, ultrapassando o 4G em 2029.
Leia mais:
- MWC 2023: celular gamer com refrigeração líquida é apresentado pela OnePlus
- Como se faz um Reels de sucesso? Veja 10 dicas de uma ex-funcionária do Instagram
- Como adicionar ou remover grupos das Comunidades no WhatsApp?
Atualmente, 12% dos acessos à internet em celulares são por meio do 5G. Em 2030, chegaremos a 54% – algo em torno de 5 bilhões de conexões, segundo a GSMA. O gráfico abaixo ilustra esse movimento:
Os detalhes do relatório da GSMA
- O 5G ultrapassará o 4G em 2029 para se tornar a tecnologia móvel dominante, com a adoção em mais de 85% dos principais mercados até 2030.
- As conexões 5G globais passarão de 5 bilhões até o final da década, com o setor a caminho de atingir 1,5 bilhão de conexões em 2023.
- O 5G adicionará quase US$ 1 trilhão à economia global em 2030 e beneficiará todos os setores, com os serviços (46%) e manufaturas (33%) obtendo o maior parcela;
- A contribuição econômica do setor móvel ultrapassará US$ 6 trilhões até 2030.
- A maioria das operadoras espera que as redes sem fio privadas representem até 20% de suas receitas empresariais totais, impulsionadas por melhorias nos recursos 5G.
5G chegando em novos países
Novos números da GSMA Intelligence mostram que as conexões 5G devem dobrar nos próximos dois anos, aceleradas por inovações tecnológicas e novas implantações de rede em mais de 30 países somente em 2023. Das novas redes a serem implantadas neste ano, espera-se que 15 sejam redes 5G Standalone.
O crescimento também virá dos principais mercados da Ásia/Pacífico e América Latina, como Brasil e Índia, que lançaram redes 5G recentemente. A Índia será especialmente significativa, com a expansão dos serviços da Airtel e Jio em 2023 – que deverá ser fundamental para a adoção contínua da região. A GSMA Intelligence prevê que haverá quatro redes 5G na Índia até o final de 2025, respondendo por 145 milhões de usuários adicionais. Muitos dos novos mercados 5G programados para lançar redes em 2023 estão em regiões em desenvolvimento na África – incluindo Etiópia e Gana – e na Ásia.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Imagem destacada: Metamorworks/ Shutterstock
O post MWC 2023: 5G vai superar 4G; saiba quando apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte do Artigo
Tags:
#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions