Marketing 4.0 é o termo que foi designado para tratarmos sobre marketing digital. Em uma das mais novas publicações de Philip Kotler — o papa do marketing —, o autor descreve uma era em que os consumidores estão procurando por serviços e produtos na internet em busca de conteúdo de qualidade, e com uma relação cliente-empresa cada vez mais pessoal.
Neste artigo, vamos entender melhor sobre o novo conceito e como você pode aplicá-lo em seu negócio!
O conceito do marketing 4.0
O uso da internet vem crescendo cada dia mais. Os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018 mostram que, no Brasil, já são mais de 116 milhões de usuários na web. Com o crescimento desse meio e de suas possibilidades de interação, o marketing precisou se adequar ao novo modo de consumo e vem se aprimorando cada dia mais.
Segundo Philip Kotler, nos dias atuais, estamos vivendo uma nova fase do marketing. Kotler define que, no atual cenário, as marcas precisam estar preparadas para esse relacionamento cada vez mais próximo com os consumidores, em que eles buscam não só produtos, mas também conhecimento, conteúdo e troca de aprendizado.
Além disso, a conexão entre os canais de marketing e a integração é fundamental. O que significa também que não devemos deixar o marketing tradicional de lado. Na verdade, ambos se complementam para tornar as estratégias cada vez mais assertivas e enriquecedoras.
Dessa forma, pode-se dizer que o marketing 4.0 é ainda mais humano e mais próximo dos consumidores do que o marketing tradicional. É preciso levar em consideração esse sentimento, bem como as transformações sociais e digitais, tendências e, principalmente, a busca por conteúdo de qualidade.
Os três efeitos do marketing digital
O autor do livro que deu origem ao termo marketing 4.0 elenca três pontos principais que norteiam essa nova estratégia. Para ele, há o efeito Google, Redes Sociais e Serviços.
Com relação ao Google, deve-se voltar a atenção em como os buscadores estão cada vez mais exigentes e sofisticados, e como ter um site adequado a isso é vantajoso. Utilizar as práticas de SEO para criar conteúdos e melhorar as páginas do site ajuda a tornar o tráfego orgânico ainda mais assertivo. A criação de conteúdo também é fator importantíssimo, uma vez que os consumidores buscam por empresas que possam oferecer a eles algo útil, que responda suas dores e as solucione.
Já quando falamos sobre o efeito das redes sociais, os olhares se voltam para as chances de aumentar o alcance e a visibilidade da marca com investimentos menores. Além disso, a proximidade com os consumidores também é mais acentuada.
Sobre o terceiro efeito, denominado de serviços, Kotler refere-se às possibilidades que a internet oferece de expandir esse campo. Podemos usar como exemplo empresas como Netflix, Uber, Nubank, iFood e Spotify. Aplicativos e empresas on-line surgem com a proposta de facilitar a vida dos consumidores — o que é, também, um ponto forte no marketing 4.0 —, além de diminuir custos e ter um contato próximo, fazendo-os se sentirem valorizados.
Como aplicar o marketing 4.0 em seu negócio
Agora que você já entendeu sobre o conceito do marketing 4.0, chegou a hora de filtrar os conhecimentos e identificar melhorias para sua empresa, começando a aplicar algumas estratégias. Dentre elas, podemos citar:
- criação de perfis nas redes sociais;
- criação de conteúdo com qualidade;
- implementação de técnicas de SEO;
- ter um site responsivo, que se adeque ao mobile;
- atualizar todas as informações — como telefone, endereço, horário de funcionamento, etc — de todos os canais que sua empresa tem na internet;
- ter uma frequência de postagem nas redes sociais;
- saber quem é seu público-alvo e como conversar com ele;
- interagir nas redes, responder comentários, pedir sugestões dos consumidores;
- pensar em formas de aproximar o consumidor e melhorar suas experiências, com, por exemplo, aplicativos de jogos que ofereçam brindes para quem pontuar mais;
- pensar em maneiras de otimizar a vida dos consumidores, economizando tempo e oferecendo soluções — como acontece com o boom dos bancos digitais, por exemplo;
- humanizar sua marca (como, por exemplo, a Magazine Luiza, com a personagem “Lu”), assim como o atendimento, e fazer com que o cliente sinta-se ainda mais próximo e identificado com a empresa.
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