RIO — Marielle Franco será nome de rua em Paris, na França, anunciou a prefeita parisiense, Anne Hidalgo. A homenagem foi aprovada por unanimidade pelo Conselho da cidade nesta segunda-feira. Para Mônica Benício, viúva da vereadora, que foi assassinada em março de 2018, junto ao seu motorista, Anderson Gomes, numa emboscada no Estácio, trata-se de um reconhecimento de sua luta pelo legado de Marielle, e também, sobre o que ela representa.
— Estávamos em negociação direta cmo a prefeita de Paris (Anne Hidalgo) há um tempo. Estávamos tentando, mas, a princípio, a possibilidade era remota de acontecer, e agora parece que vai se concretizar — comemorou.
Ela revela que o lugar ainda não está definido, mas comenta sobre a importância.
— É uma forma de homenagem, de continuidade na luta, e reconhecimento sobre o que ela representa. Estamos aqui trabalhando arduamente para mantermos o legado de Marielle. A minha vida é voltada para o esforço e pela memória dela, e quando a gente alcança algo assim, em Paris, é muito importante, e muito simbólico. Mas será ainda mais significante para nós conseguirmos isso aqui no Brasil. Queremos concretizar esta ideia em vários lugares do país, não só no Rio, e estamos trabalhando para isso — contou Mônica.
Nas redes sociais, a Rede Europeia pela Democracia no Brasil (Red.Br), também anunciou e comemorou a homenagem que será feita em Paris. A Red foi responsável, ao lado de ONGs e do apoio da deputada Mônica Francisco (PSOL) e de Marcia Tiburi, pelo diálogo com a prefeitura parisiense.
“Uma rua Marielle Franco em Paris! O Conselho de Paris votou hoje por unanimidade
Seguindo o nosso pedido ao prefeito de Paris, um desejo foi adotado hoje pelo Conselho Municipal, votado por unanimidade, então pela maioria de esquerda, mas também pelos representantes eleitos da oposição. Este voto é prova de que a vontade do Conselho do município em um lugar público (rua, praça ou passar) com o nome Marielle Franco, assassinada em 2018, poderia surgir na capital francesa. Uma homenagem a Marielle Franco, mas também uma mensagem atual e forte contra toda a violência e opressão antidemocrática em todo o mundo.
#Mariellepresente!”
Confira o anúncio feito pela prefeita Anne Hidalgo:
A deputada estadual Mônica Francisco também comemorou a homenagem.
O senador francês Rémi Féraud também comentou sobre a aprovação do Conselho. Para ele, um “símbolo” na luta pela democracia e pelos direitos humanos.