O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto de Almeida, encaminhou o seu pedido de demissão ao ministro da Economia, Paulo Guedes. Mansueto deverá ficar mais algumas semanas no cargo, mas já fez o comunicado a Guedes para que um substituto seja encontrado a tempo.
O destino do economista deve ser a iniciativa privada. Mansueto passou por muitos cargos no antigo Ministério da Fazenda, o atual Ministério da Economia, desde 1995. Ele assumiu a Secretaria do Tesouro Nacional em abril de 2018, durante o governo de Michel Temer, e permaneceu no posto após o início do mandato de Jair Bolsonaro.
A saída de Mansueto já era especulada desde o final do ano passado. Em dezembro, assessores de Guedes admitam que o secretário tinha o interesse de deixar o governo para trabalhar na iniciativa privada. Ele deverá cumprir uma quarentena antes de assumir qualquer posição fora do governo.
Mansueto era visto como uma unanimidade entre economistas que defendem a política liberal do Ministério da Economia. Seu nome ficou ligado ao programa de recuperação dos estados que Guedes batizou de “Plano Mansueto”. Com o início da pandemia de Covid-19, o Congresso remodelou o plano, determinando uma transferência direta de 60 bilhões de reais aos estados. Bolsonaro sancionou o projeto no final de maio, mas a verba ainda não foi liberada.
Fonte do Artigo
Tags: