Maior YouTuber do mundo é acusado pelo México de violar regras em templos maias

0
Maior YouTuber do mundo é acusado pelo México de violar regras em templos maias
Anúncio Patrocinado


Um vídeo gravado por James Stephen Donaldson, mais conhecido como MrBeast, colocou o maior YouTuber do mundo no centro de uma polêmica com o governo do México. Ele é acusado de desrespeitar regras de preservação de sítios arqueológicos ao gravar e promover produtos comerciais em templos maias.

No vídeo “Eu explorei templos de 2.000 anos”, lançado em 10 de maio e que já ultrapassa 70 milhões de visualizações, MrBeast visita locais históricos como Calakmul e Chichén Itzá, importantes cidades maias. 

Ao longo da gravação, o YouTuber promove lanches da sua marca e um chocolate, dizendo que são “aprovados pelos maias”. O Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH), responsável por proteger o patrimônio histórico do país, afirma que esse tipo de exploração comercial desrespeita a importância cultural e histórica dos locais.

Mr. Beast fazendo propaganda supostamente dentro de um templo maia, o que é proibido. Crédito: Reprodução/Redes Sociais

Além disso, há trechos em que MrBeast aparece em áreas que seriam restritas ao público, gerando ainda mais críticas. Em uma das cenas, efeitos gráficos sugerem que ele pousou um helicóptero sobre uma pirâmide, o que, segundo o INAH, jamais seria autorizado.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

Ministra da Cultura do México diz que MrBeast publicou informações falsas

Em um post no X (antigo Twitter), a ministra da Cultura do México, Claudia Curiel de Icaza, afirma que a produtora Full Circle Media, ligada a MrBeast, violou os termos da licença concedida com “a publicação de informações falsas e o uso da imagem de patrimônios para a publicidade de marcas comerciais”.

Segundo ela, “é por isso que o INAH está avaliando sanções administrativas contra esta produtora, exigindo indenização por danos, pelo não cumprimento dos termos das licenças emitidas e pelo uso lucrativo do patrimônio que pertence a todos os mexicanos”.

De acordo com a CNN, a presidente do México, Claudia Sheinbaum, pediu explicações ao INAH sobre as condições em que a licença foi concedida. Ela quer saber se houve descumprimento de regras e quais sanções devem ser aplicadas.

Em um comunicado, o INAH afirma que toda a gravação foi acompanhada por representantes do órgão e que o conteúdo que foi ao ar passou por “um extenso trabalho de pós-produção audiovisual e alude a acontecimentos que não ocorreram, como o fato de os produtores nunca terem descido de um helicóptero”.

Além disso, as supostas “áreas restritas” a que Donaldson diz ter tido acesso são locais normalmente fechados para o público, mas que podem ser visitados com agendamento prévio e justificativas aprovadas pelo órgão.

mr-beast-templo-maia3-1024x631 Maior YouTuber do mundo é acusado pelo México de violar regras em templos maias
As áreas restritas que MrBeast afirma ter acessado podem ser visitadas com autorização prévia. Crédito: Reprodução/Redes Sociais

Leia mais:

  • Qual é a função das pirâmides maias?
  • Cidade maia perdida é revelada com o uso de lasers
  • Vaso comprado em brechó é relíquia maia de dois mil anos

Ainda segundo a nota, todas essas informações “são afirmações falsas que obedecem à teatralidade do YouTuber em questão”.

No entanto, o INAH também vê um aspecto positivo nessa polêmica. “Apesar das informações distorcidas oferecidas pelo YouTuber, a divulgação desse tipo de material pode motivar o interesse do público jovem no México e no mundo em conhecer nossas culturas ancestrais e visitar os sítios arqueológicos que são um valioso patrimônio nacional, aproximando-se de interpretações ligadas ao conhecimento científico e à devida valorização de nossas culturas nativas”.

O post Maior YouTuber do mundo é acusado pelo México de violar regras em templos maias apareceu primeiro em Olhar Digital.





Fonte do Artigo
Tags:

Gestor de Tráfego

#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions