Nesta quinta-feira (11), às 22h35 (pelo horário de Brasília), tem início a lua cheia de agosto, conhecida como “lua cheia do esturjão”. Para quem não sabe, esturjão é um tipo de peixe, e a denominação dessa lua foi dada em razão da época em que esse animal é encontrado em grande quantidade e pescado mais facilmente nos Grandes Lagos da América do Norte, entre o Canadá e os EUA.
![[Tags] superlua Lua cheia do Esturjão: saiba tudo sobre esta que pode ser a última Superlua de 2022](https://img.olhardigital.com.br/wp-content/uploads/2022/08/superlua.png)
De acordo com o Old Farmer’s Almanac (Almanaque do Velho Fazendeiro), uma das publicações mais tradicionais dos EUA, a lua cheia de cada mês do ano tem uma designação própria. Em 2022, já tivemos seis luas cheias e, depois da Lua do Esturjão, temos mais quatro pela frente.
- 16 de fevereiro: Snow Moon (Lua de Neve)
- 18 de março: Worm Moon (Lua de Minhoca)
- 16 de abril: Pink Moon (Lua Rosa)
- 16 de maio: Flower Moon (Lua das Flores)
- 14 de junho: Strawberry Moon (Lua de Morango)
- 13 de julho: Buck Moon (Lua dos Cervos)
- 11 de agosto: Sturgeon Moon (Lua do Esturjão)
- 10 de setembro: Harvest Moon (Lua da Colheita)
- 9 de outubro: Hunter’s Moon (Lua do Caçador)
- 8 de novembro: Beaver Moon (Lua do Castor)
- 7 de dezembro: Cold Moon (Lua Fria)
Com cerca de 2,5 metros de comprimento e pesando até 125 kg, o esturjão de água doce é a maior e mais antiga espécie de peixe dos Grandes Lagos, sendo uma fonte essencial de alimento para tribos nativas americanas que viviam nas redondezas entre os séculos 17 e 18. Esse peixe apareceu pela primeira vez em registros fósseis há mais de 200 milhões de anos.
Embora esse seja o nome mais popular, a Lua do Esturjão também é chamada de Lua do Arroz, designação dada pelo povo ameríndio Anishinaabe, em razão de agosto ser a época de colheita em suas plantações de arroz selvagem.
Alguns europeus chamavam essa lua cheia de Lua Relâmpago, uma vez que há tempestades frequentes com trovões e alta incidência de raios durante o fim do verão no norte do continente. Outro termo vindo da Europa é Lua de Milho, indicando a fase mais propícia para colher esses grãos.
A Lua do Esturjão de 2022 é uma Superlua?
Diversas publicações estão noticiando a lua cheia de agosto como a última Superlua de 2022. Conforme muito bem explicado pelo nosso colunista Marcelo Zurita, esse termo pode – e também não pode – ser aplicado à Lua do Esturjão deste ano. Vamos entender:
De forma bem simples e resumida, quando o nosso satélite natural chega à fase completa praticamente ao mesmo tempo em que sua órbita elíptica faz sua aproximação máxima da Terra – ponto chamado de perigeu –, costuma-se chamar o fenômeno de Superlua (termo que se originou entre os astrólogos no final da década de 1970).
“Mas, sem saber o quão perto a lua cheia precisa estar da Terra, não dá para cravar se esta ou aquela lua cheia é uma Superlua”, explica Zurita, que é presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON).
![[Tags] superlua Lua cheia do Esturjão: saiba tudo sobre esta que pode ser a última Superlua de 2022](https://img.olhardigital.com.br/wp-content/uploads/2022/06/superlua-perigeu.png)
Segundo Zurita, até existem algumas tentativas de criar uma definição científica, completa e definitiva para o termo, mas é difícil chegar a um consenso, e talvez isso tenha algo a ver com ele vir da astrologia. “Na astronomia, sua utilização é recente e tem se mostrado uma boa forma de popularizar a ciência, mas muita gente ainda ‘torce o nariz’ para o termo, por considerá-lo um nome mercadológico para ‘vender’ a Lua Cheia no perigeu, que, na prática, não tem nada de super, nem representa nenhum fenômeno de interesse científico”.
Talvez por isso a União Astronômica Internacional (IAU) não demonstrou, até hoje, nenhum interesse em normatizar o termo. “Tudo que temos são as definições informais para a Superlua”, explica o astrônomo.
Pela definição do astrólogo Richard Nolle, “pai” do termo, pode-se chamar de Superlua quando a lua cheia está a menos de 90% de sua máxima aproximação com a Terra, até 368.360 km daqui. Assim, como a lua cheia desta quinta-feira estará a pouco mais de 361 mil km do nosso planeta, sim, enquadra-se como uma Superlua.
No entanto, conforme destaca Zurita, a delimitação determinada por Nolle não é uma unanimidade. A revista Sky and Telescope, por exemplo, prefere adotar a distância máxima de 358.884 km, e a Time and Date, 360 mil km. “Ou seja, segundo essas definições, em agosto deste ano, não temos nenhuma Superlua”.
Leia mais:
- Veja fotos incríveis da maior Superlua de 2022
- Animação mostra montagem da futura estação espacial lunar da NASA
- NASA anuncia missão inédita ao lado oculto da Lua
Zurita explica que, no meio científico, os astrônomos preferem o termo “perigeu-sizígia” ou simplesmente “Lua Cheia no Perigeu”, adotado para quando a lua entra na fase cheia a menos de 24 horas do perigeu. “E neste critério, a lua cheia de agosto não é uma Superlua, já que ela chega a essa fase 32 horas e 20 minutos após ter atingido seu perigeu”.
Sempre que a lua cheia acontece próxima ao perigeu, ela aparece até 14% maior e 30% mais brilhante, se comparada à lua cheia do apogeu (ponto mais afastado da Terra).
De qualquer maneira, fica a dica preciosa do nosso colaborador: “Independentemente da forma como a chamamos, é um excelente momento para contemplar a Lua, seja a olho nu, seja através de telescópios, mas, preferencialmente, muito bem acompanhado”.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
O post Lua cheia do Esturjão: saiba tudo sobre esta que pode ser a última Superlua de 2022 apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte do Artigo
Tags:
#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions