Na última quarta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou a Lei das Criptomoedas. O projeto passou pelo Senado Federal em abril e pela Câmara de Deputados em novembro. Não houve nenhum veto do presidente da República.
- O texto da nova lei regulamentará empresas de criptoativos
- Crimes envolvendo ativos virtuais serão incluídos no Código Penal
- A expectativa é que o Banco Central será o órgão responsável por autorizar a atuação das empresas de criptomoedas
A nova Lei 14.478/2022 impõe que os prestadores de ativos virtuais só poderão funcionar se tiverem apresentado uma autorização de órgão ou entidade da administração pública federal.
Leia mais:
- Bolsonaro renova concessões de emissoras de TV e rádio; saiba quais
- Dono da FTX é preso; Advogado famoso se torna chefe executivo da empresa
- Você sabe o que é Rug Pull? Previna-se do golpe que mais cresce entre criptomoedas
![[Tags] Bolt-cancela-acordo-bilionario-que-compraria-empresa-de-criptomoedas. Lei das Criptomoedas é sancionada por Bolsonaro](https://img.olhardigital.com.br/wp-content/uploads/2022/09/Bolt-cancela-acordo-bilionario-que-compraria-empresa-de-criptomoedas..jpg)
Ativos virtuais que tiverem vínculo com valores mobiliários serão analisados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Outros ativos ficaram sob responsabilidade de outro órgão a ser definido pelo Poder Executivo. A projeção indica que o Banco Central será o órgão escolhido.
Além disso, o texto acrescenta no Código Penal uma nova forma de estelionato e crimes de fraude envolvendo criptomoedas. O cidadão enquadrado em crimes que utilizam criptomoedas poderão sofrer pena de reclusão de quatro a oito anos, além de multa.
“Será enquadrado no crime de fraude com a utilização de ativos virtuais quem organizar, gerir, ofertar ou distribuir carteiras ou intermediar operações envolvendo criptomoedas para obter vantagem ilícita em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro” observa o Senado.
A nova lei também faz alterações na Lei de Lavagem de Dinheiro, incluindo os crimes que utilizam criptomoedas com agravante de um terço a dois terços na pena de reclusão de três a dez anos.
Empresas que tem algum tipo de atuação com criptomoedas deverão compartilhar mais informações com órgãos regulamentadores do governo.
Empresas de criptomoedas são alvos de órgão reguladores
A crise e o colapso da FTX vem causando muitos desdobramentos, agora o órgão regulador global está querendo intervir no mercado de criptomoedas. De acordo com Jean-Paul Servais, o novo presidente da IOSCO, órgão regulador de valores mobiliários globais, a intenção é visar nessas exchanges de cripto e manter o foco em 2023.
Servais falou em entrevista que para ajudar esse setor, a regulamentação das plataformas criptográficas podem ter como base princípios de outros setores que lidam com conflitos de interesse, como por exemplo: agências de crédito e compiladores de benchmarks de mercado, sem ter que começar do zero.
Para mais informações acesse a matéria completa.
O post Lei das Criptomoedas é sancionada por Bolsonaro apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte do Artigo
Tags:
#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions