RIO – O cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho está de volta ao Festival de Cannes este ano (14 a 25 de maio), com a ficção científica “Barucau”, que dirigiu ao lado de Juliano Dornelles. Parte dos títulos em competição pela Palma de Outo foi anunciada na manhã desta quinta-feira.
Os diretores e roteiristas descrevem “Bacurau” como um filme de aventura ambientado no Brasil “daqui a alguns anos”. A trama gira em torno de um pequeno povoado do sertão brasileiro cuja tranquilidade é ameaçada após a morte, aos 114 anos, de Dona Carmelita, mulher forte e querida por quase todos.
Estrelado pela brasileira Sonia Braga e pelo alemão Udo Kier, filme mistura gêneroas como terror, ficção científica e western.
Na última vez em que competiu em Cannes, Kleber e a equipe de “Aquarius” (2016) fizeram um protesto no tapete vermelho contra o processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff. Eles levantaram cartazes em que denunciavam um “golpe” em andamento no Brasil.
“Bacurau” não é ao único brasileiro no festival francês deste ano. “A vida invisível de Eurídice Gusmão”, de Karim Aïnouz, foi selecionado para a mostra paralela Un Certain Regard (Um Certo Olhar). O filme acompanha as irmãs inseperáveis Guida e Eurídice que sã forçadas a seguir caminhos diferentes após o pai expulsar uma delas de casa.
Mais informações em instantes…