Jogadoras protegem adversária muçulmana para que ela arrume véu durante partida; vídeo

130
Anúncio Patrocinado


Um gesto de solidariedade e fair-play que ocorreu no primeiro Campeonato de Clubes do Oeste Asiático de futebol feminino viralizou nas redes sociais. Após levarem um drible de uma jogadora do Arab Orthodox Club, atletas do Shabab al Ordon cercaram a adversária para protegê-la enquanto ela arrumava o hijab.

Na doutrina islâmica, o véu, que cobre cabelos, orelha e pescoço, é símbolo obrigatório de privacidade, moralidade e fé. Embora muito contestado na cultura ocidental, as mulheres islâmicas que o usam por convicção sentem-se expostas e em pecado sem ele. Por este motivo, a sensibilidade das atletas do Shabab al Ordon ganhou tanta repercussão.

No vídeo, a atleta do Arab Orthodox, que usa o véu, dá um bonito drible e passa no meio de duas adversárias, até que uma terceira chega na cobertura e, na dividida, a bola sai na lateral. A jogadora muçulmana sente o véu cair e abaixa para tentar arrumá-lo.

Em vez de prosseguir com o jogo, as adversárias mais próximas cercam-na para ajudá-la. Outras duas atletas do Shabab correm para fechar o círculo, ocultando completamente a atleta dos olhos do público enquanto ela se arruma. No final do vídeo, é possível ouvir alguns aplausos pela atitude de fair-play.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

A partida, válida pela penúltima rodada do Campeonato de Clubes do Oeste Asiático, ocorreu na última quarta-feira (9) e confirmou o título antecipado do Shabab al Ordon. Participaram da competição equipes da Jordânia, Palestina, Bahrein, Líbano e Emirados Árabes.

Controvérsia sobre o hijab

Críticos consideram que o hijab é um instrumento de opressão e machismo, já que o objetivo seria esconder o rosto das mulheres para protegê-las do desejo masculino. Para muitas mulheres islâmicas, porém, o uso do véu tornou-se um meio de demonstrar orgulho de sua identidade étnica, combater a islamofobia e até protestar contra os padrões de beleza ocidentais.

A França chegou a banir o uso do véu, exemplo seguido por Bélgica, Suíça, Dinamarca e Áustria. Em 2018, a legislação francesa foi condenada por um comitê da ONU, que considerou o veto uma violação aos direitos humanos por cercear a liberdade religiosa das mulheres islâmicas.





Fonte do Artigo
Tags:

#noticia #novidades #noticias #venezuela #seo #instagram #cicpc #policia #ultimahora #seguridade #informacao #paz #urgente #policiacientifica #criminalisticcicpc #crimes #extra #ultimahoranoticia #brazil247 #governo #brasil247 #bolsonaro #jornalismo #informacoes #news #jornal #tiktok #fgts #pis #caixa #loterias #megasena #lotofacil #megamania #sus #ibge

Anúncio