(Reuters) – O Irã foi suspenso por tempo indeterminado das competições internacionais de judô até poder dar garantias convincentes de que seus atletas poderão enfrentar israelenses, disse a Federação Internacional de Judô (IJF).
A decisão da IJF vem na sequência de uma suspensão preliminar imposta à Federação de Judô do Irã no mês passado por pressionar um de seus atletas para que desistisse do campeonato mundial para evitar enfrentar um oponente de Israel.
O Irã tem 21 dias para apelar ao Tribunal Arbitral do Esporte.
Saeid Mollaei foi pressionado pelas autoridades iranianas a desistir de suas lutas de quartas de final e semifinal no mundial de Tóquio, entre os dias 25 de agosto e 1º de setembro, para evitar um possível confronto contra o israelense Sagi Muki, explicou a IJF.
O campeão mundial de 2018, que está escondido na Alemanha, se recusou a voltar ao Irã por temer por sua segurança.
A Federação de Judô do Irã negou ter instruído Mollaei a desistir da competição.
“Suspender a Federação de Judô do Irã foi um ato cruel que vemos como só mais uma sanção”, disse o chefe da entidade, Arash Miresmaeili, segundo citação da agência de notícias semioficial Isna.
O Irã vem enfrentando sanções renovadas dos Estados Unidos que almejam estrangular sua economia desde que Washington se retirou no ano passado do acordo nuclear firmado com Teerã em 2015.
“Não recuaremos uma polegada da posição (do Irã) e enfrentaremos esta ameaça com força total”, acrescentou Miresmaeili.
(Por Shrivathsa Sridhar, em Bengaluru; Reportagem adicional da Redação Dubai)
Fonte do Artigo
Tags:
#noticia #novidades #noticias #venezuela #seo #instagram #cicpc #policia #ultimahora #seguridade #informacao #paz #urgente #policiacientifica #criminalisticcicpc #crimes #extra #ultimahoranoticia #brazil247 #governo #brasil247 #bolsonaro #jornalismo #informacoes #news #jornal #tiktok #fgts #pis #caixa #loterias #megasena #lotofacil #megamania #sus #ibge