Inteligência artificial contra o câncer de mama

1829
Anúncio Patrocinado

20190227081137_860_645 Inteligência artificial contra o câncer de mama

Usando inteligência artificial, pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts desenvolveram um novo método de analisar exames de mamografia.

A nova maneira pode ajudar a detectar o câncer de mama em mulheres com até cinco anos de antecedência. O modelo de aprendizagem profunda, criado com base apenas em uma mamografia, é capaz de dizer se uma mulher desenvolverá câncer de mama no futuro.

Para chegar à solução, os cientistas examinaram as mamografias de mais de 60 mil pacientes e identificaram aquelas que desenvolveram a doença dentro de cinco anos desde sua triagem. Com os dados, criaram um modelo que reconhece alterações sutis no tecido mamário, que são os primeiros sinais de câncer.

Se não bastasse ser mais rápido e assertivo, ao contrário dos métodos mais antigos, a análise baseada em Inteligência Artificial funciona tão bem em pacientes negros quanto em brancos.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

O câncer de mama está entre as maiores causas de morte. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença mata por volta de 8 milhões de pessoas anualmente em todo o planeta.

Especialistas dizem que um dos principais agravantes é causado pela metástase – quando o tumor se espalha, criando novos focos em outras partes do corpo humano. Deve-se levar em consideração também as limitações dos médicos.

Para tornar o diagnóstico ainda mais preciso, um grupo de pesquisadores do Google e do Hospital Naval de San Diego, estão desenvolvendo um sistema de inteligência artificial para elevar para 99% a precisão dos exames de diagnóstico da existência do tumor.

O sistema opera com auxílio da inteligência artificial e utiliza os algoritmos como método de detecção mais preciso. O sucesso da operação vai transformar o cenário,  já que em função de limitações naturais, alguns pequenos focos de metástase passam despercebidos. Lembrando que os médicos alcançam até 96% de precisão.

Fonte do Artigo

Anúncio