Inteligência artificial ajuda cientistas a prever volta do câncer

30
Anúncio Patrocinado



20200331091402_860_645_-_novo_exame_pode_detectar_e_identificar_50_tipos_de_cancer Inteligência artificial ajuda cientistas a prever volta do câncer

Um grupo de pesquisadores de uma universidade britânica desenvolveu um sistema de inteligência artificial capaz de prever se pacientes com câncer de pulmão vão sofrer de reincidência da doença.

O estudo foi liderado pelo doutor YinYin Yuan, do Instituto de Pesquisas do Câncer de Londres. A ferramenta, segundo os cientistas, analisa informações como dados genéticos e imagens patológicas para prever um possível retorno do tumor.

De acordo com os cientistas, a ferramenta foi treinada para diferencias células imunes das afetadas por um tumor. Os pesquisadores dizem que partes do tumor estão cheias dessas células imunes – o que eles descreveram como “regiões quentes”. Já outras partes, sem nenhuma célula imune, foram categorizadas como “regiões frias”.

Com uso de inteligência artificial, os pesquisadores conseguiram identificar essas partes “quentes” e “frias”. E, de acordo com o estudo, quando mais partes “frias”, maiores são as chances do retorno da doença.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

“Ganhamos uma nova forma de enxergar como o câncer de pulmão pode se revestir para escapar da atenção do sistema imunológico – e ao fazer isso, ele pode continuar a evoluir e se desenvolver. A habilidade do câncer de evoluir e voltar após o tratamento é um dos maiores desafios enfrentados por pesquisadores e médicos do câncer na atualidade”, explicou o doutor Yuan em um comunicado.

Apesar dos resultados iniciais empolgantes, o estudo ainda está em seus primeiros estágios e ainda deve evoluir bastante com o tempo. No futuro, a ferramenta de inteligência artificial pode ser mais uma aliada dos sistemas de saúde para o combate ao câncer.



Fonte do Artigo
Tags:

#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions

Anúncio