Uma denúncia coletiva contra dois nomes de grande respeito do cenário da arbitragem na Colômbia foi feita na última terça-feira (12) na W Radio. Os acusados foram Óscar Ruíz, atualmente integrante da Comissão de Arbitragem da Conmebol, e Imer Machado, encarregado da Comissão Técnica Arbitral da Colômbia.
Leia mais: Leandro Damião é artilheiro de sua equipe no Japão; Confira
Sem Cavani e com Arrascaeta, Uruguai é convocado para jogar a China Cup
Em entrevista de forte conteúdo, Harold Perilla, Javier Reina, Julián Mejía e Carlos Chávez foram bastante incisivos em contarem, com riqueza de detalhes, episódios que caracterizam situações de assédio tanto sexual como moral.
“Com Óscar Ruíz foram várias situações de assédio. A mais grave foi em uma pré-temporada quando, no corredor, ele chegou perto de mim e pegou na minha mão, eu puxei a minha e me retirei, impotente”, falou Penilla.
“(Imer) Machado fez bullying comigo, me deu apelidos, tocava em meu bumbum, nos meus testículos. Tratava de desprestigiar meu trabalho porque éramos competentes. Hoje tenho um processo contra ele. Com Imer tenho milhares de experiências desse tipo e com várias testemunhas”, acrescentou o ex-árbitro.
Outro que contou uma situação em especial que acabou tristemente lhe marcando foi Mejía acerca de Ruíz:
“Ele me convidou para a casa dele para assistir uma final da Champions League e, de uma hora para outra, começou a tocar na minha perna. Disse para ele me respeitar, fiquei de pé e, desde esse momento, ele mudou comigo. Desde então nunca mais voltei a trabalhar como antes.”