A bolsa de valores de São Paulo segue com seu viés positivo nesta quinta-feira, 26, na volta do feriado do Natal, atingindo uma nova marca histórica com alta de 1,16% do Ibovespa. Um cenário otimista visto pelos investidores no Brasil e o avanço nos acordos comerciais entre os Estados Unidos e a China foram os responsáveis por tal valorização. O índice fechou o pregão em 117.203 pontos. A máxima anterior foi na segunda-feira, 23, quando a bolsa chegou aos 115.863 pontos.
De acordo com analistas da Guide Investimentos, na falta de novidades e em um cenário de liquidez reduzida, investidores passam a voltar suas atenções para 2020, na expectativa de que a fase 1 do acordo comercial firmado entre China e EUA entre em vigor a partir de janeiro, conforme nota divulgada a clientes.
“Uma melhor perspectiva para o desfecho das conversas entre as duas maiores potências globais combinada à manutenção da postura mais acomodatícia adotada pelos principais bancos centrais ao longo de 2019 deverão ser os principais ‘drivers’ (fatores) dos mercados no início do ano que vem”, disse a Guide.
A equipe da XP Investimentos também destacou em relatório a clientes que o horizonte está limpo e aberto para o Brasil no próximo ano. “Os preparos necessários já foram feitos e, agora, estamos na cabeceira da pista, prontos para decolar. Esse é o Brasil de 2020.”
Para analistas, gestores, economistas e estrategistas da casa, o rastro da crise econômica começa, enfim, a ficar para trás. “2019 foi um ano transformacional e acreditamos que 2020 será exponencial”, estima a equipe liderada por Karel Luketic, que espera uma grande e constante migração de ativos para a bolsa.
(Com Reuters)
Fonte do Artigo
Tags: