Hubble revela nova imagem de nebulosa com 300 anos-luz de largura

5
Anúncio Patrocinado


Um dos objetos mais fotografados pelo telescópio Hubble, a Nebulosa Carina foi novamente capturada pelo mais famoso observatório espacial das últimas três décadas.

De nome científico NGC 3372, a Nebulosa Carina é uma enorme nuvem de gás e poeira que abriga várias estrelas massivas e brilhantes, incluindo pelo menos uma dúzia que têm de 50 a 100 vezes a massa do nosso Sol.

nebulosa-carina-hubble Hubble revela nova imagem de nebulosa com 300 anos-luz de largura
Três capturas feitas pelo Hubble da Nebulosa Carina. As duas da fileira de cima feitas, respctivamente, em 2007 e 2008. No quadro de baixo, a mais recente. Créditos: Hubble NASA/ESA

Embora esteja a mais de 7,5 mil anos-luz de distância da Terra, a região pode ser observada até mesmo a olho nu (a partir do Hemisfério Sul do nosso planeta), devido ao seu enorme tamanho: ela mede impressionantes 300 anos-luz de largura.

É uma nebulosa de emissão, o que significa que a intensa radiação de suas estrelas ioniza o gás, fazendo com que ele brilhe e se espalhe vastamente por uma extensa área. (Para saber mais sobre as nebulosas e os tipos existentes, clique aqui).

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

Além de ser um dos alvos favoritos do Hubble, a Nebulosa Carina, recheada de estrelas ainda jovens e em formação convivendo lado a lado com outras que já estão morrendo, foi um dos primeiros focos científicos do Telescópio Espacial James Webb.

À medida que as estrelas se formam e produzem radiação ultravioleta, seus ventos estelares dispersam o gás e a poeira ao seu redor, às vezes formando capas escuras e empoeiradas e abrindo espaços vazios para que se tornem nitidamente observáveis.

Leia mais:

Para fazer esta nova imagem da Nebulosa Carina, os cientistas confiaram nas capacidades de imagem de luz infravermelha do Hubble, que detectam comprimentos de onda mais longos de luz não espalhados pela poeira pesada e gás que rodeiam as estrelas. 

A captura mostra apenas uma pequena parte da imensa nuvem, localizada perto do centro, em uma área com gás mais fino. Exatamente por ser muito grande, a Nebulosa Carina só pode ser estudada em seções, reunindo os dados de imagens distintas para compreender sua estrutura e composição em larga escala.

Também chamada de Grande Nebulosa e Nebulosa Eta Carinae, ela foi descoberta em 1752, a partir do Cabo da Boa Esperança, na África do Sul, pelo astrônomo francês Nicolas-Louis de Lacaille.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Hubble revela nova imagem de nebulosa com 300 anos-luz de largura apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte do Artigo
Tags:

#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions

Anúncio