Hackers aproveitam brecha no WhatsApp para espionar vítimas

3
Logo do WhatsAPP
Anúncio Patrocinado


Uma campanha de espionagem aproveitou uma brecha no WhatsApp para iPhone e Mac e atingiu cerca de 200 pessoas ao redor do mundo. Elas receberam alertas com instruções para restaurar seus aparelhos e manter o aplicativo atualizado.

A brecha era uma falha no processo de sincronização de mensagens entre dispositivos. E ela pode ter sido explorada junto a uma falha da Apple. O erro foi corrigido e informado pela plataforma da Meta no final de agosto, segundo o G1.

Brecha no WhatsApp pode ter sido explorada junto a falha da Apple

A falha do WhatsApp era uma verificação incompleta na etapa de sincronização. Isso permitia a terceiros processar conteúdos de sites maliciosos no aparelho da vítima. Já a da Apple era permitir que a execução de arquivos de imagem mal-intencionados corrompesse a memória do dispositivo.

A falha do WhatsApp era uma verificação incompleta na etapa de sincronização entre dispositivos (Imagem: BigTunaOnline/ Shutterstock)

Juntas, essas vulnerabilidades permitiram ataques de “zero-clique”, segundo a empresa de cibersegurança ISH Tecnologia. Neste tipo de ataque, o usuário não precisa clicar ou tocar em nada para seu dispositivo ser invadido.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

Por meio deste ataque, criminosos podem enviar arquivos maliciosos para os aparelhos da vítima. Assim, conseguem instalar programas espiões para controlar os dispositivos – desde abrir a câmera até ativar o microfone.

Versões afetadas

Ambas as empresas reconheceram as vulnerabilidades. E disseram que elas podem ter sido exploradas em ataques contra alvos específicos. A falha afetou usuários que tinham as seguintes versões instaladas:

  • WhatsApp para iOS (antes da versão 25.21.73);
  • WhatsApp Business para iOS (antes da versão 25.21.78);
  • WhatsApp para Mac (antes da versão 25.21.78).

Tem WhatsApp instalado no seu iPhone e/ou Mac? Para saber a versão do aplicativo, vá em “Ajustes” (é aquele ícone de engrenagem) e, depois, em “Ajuda“.

Leia mais:

  • Nem todas as VPNs são realmente seguras, revela estudo
  • Conhece o golpe do CPF irregular? Veja como se proteger
  • Golpes com CPF na nota: 5 formas de reconhecer e evitar

Golpe rouba dados do cartão em pagamentos por aproximação; saiba como se proteger

A empresa de segurança cibernética Kaspersky alertou para mais uma estratégia utilizada para a prática de crimes virtuais. O chamado golpe do toque fantasma pode roubar dados de cartões usados em pagamentos por aproximação.

cartao-aproximacao-1-e1758627937796-1024x577 Hackers aproveitam brecha no WhatsApp para espionar vítimas
O golpe do toque fantasma pode roubar dados de cartões usados em pagamentos por aproximação (Imagem: Inside Creative House/Shutterstock)

O objetivo dos criminosos é fraudar o cartão de crédito ou débito para realizar compras pela internet. A tática tem origem na Ásia, mas já foi identificada em toda a América Latina, inclusive com alguns casos no Brasil.

Entenda como a fraude funciona (e como se proteger contra ela) nesta matéria do Olhar Digital.

O post Hackers aproveitam brecha no WhatsApp para espionar vítimas apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte do Artigo
Tags:

Gestor de Tráfego

#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions