O carro popular pode realmente voltar! O eventual retorno do segmento já havia provocado discussões entre montadoras e associações automotivas. Agora, o Governo Federal também está considerando essa possibilidade e já trabalha com simulações para entender a viabilidade.
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Retorno do carro popular
- Inicialmente, o carro popular veio como uma estratégia das montadoras em tempos de crise nos anos 1990, para aquecer a economia.
- Atualmente, um retorno também pode vir para ajudar as vendas dos veículos.
- De acordo com a diretora do Departamento de Desenvolvimento da Indústria de Alta-Média Complexidade Tecnológica do Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Margarete Gandini, esse debate é importante porque a indústria automobilística tem operado com 50% de ociosidade.
- A matemática não é tão simples: convertendo o valor de um carro popular dos anos 1990 para 2023 apenas de acordo com a inflação, o preço ultrapassaria R$ 80 mil.
- Isso porque, agora, os carros têm itens mais modernos, além de requisitos de segurança obrigatórios.
- Gandini já confirmou os estudos no âmbito governamental para criar condições para um carro mais barato, que aumente o número de vendas das concessionárias.
Medidas para o retorno
A diretora afirmou que debates com concessionárias de veículos estão acontecendo, a partir da proposta da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), mas nada foi definido. A ideia é surgir com uma modelo viável para o carro popular.
Segundo o Auto Indústria, o veículo não deve ultrapassar R$ 50 mil, mas, para isso, provavelmente será um modelo compacto, de baixa potência e abastecido apenas com etanol. Atualmente, o modelo mais barato do Brasil é o Renault Kwid, que sai por cerca de R$ 70 mil.
Gandini lembrou que a questão das emissões de CO2 tem sido essencial nas discussões e defende que, para o retorno, é necessário criar melhores condições de financiamento para o brasileiro. Ela não comentou a liberação do uso de parte do FGTS para comprar um carro.
Rota 2030
O presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, já tinha adiantado que a segunda fase do Rota 2030 deverá estar pronta até junho deste ano.
O programa federal fornece incentivos e apoio ao desenvolvimento da indústria automotiva.
Com informações de Auto Indústria
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